MERCEARIA SILVA

MERCEARIA SILVA
ECONOMIZANDO COM VOCÊ

ASSINA JÁ "NEW NET"

ASSINA JÁ "NEW NET"
SUA INTERNET NA VELOCIDADE DA LUZ

sábado, 28 de maio de 2016

Governo investe mais de R$ 4 milhões para qualificar cooperativas da agricultura familiar no Maranhão

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Cooperativismo e Associativismo da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), validou 15 propostas de cooperativas e associações, através de chamada pública, para participarem do Programa ‘Ater Mais Gestão’ do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O programa tem o objetivo de implementar assistência técnica e extensão rural (Ater) direcionada para qualificar a gestão de cooperativas da agricultura familiar visando seu fortalecimento e o acesso qualificado à comercialização de seus produtos. O investimento do programa no Maranhão é da ordem de R$ 4.038.266,09 para ser executado durante 36 meses.
Esse tipo de trabalho é importante para que as cooperativas da agricultura familiar aprimorem suas práticas de gestão, de modo a alcançarem melhores resultados de mercado e renda para seus cooperados. A qualificação das cooperativas vai garantir o acesso a mercados, especialmente ao aberto pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Segundo o secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, com o apoio do Governo do Estado a agricultura familiar vem crescendo e conquistando espaço no Maranhão. “Com o incentivo da gestão do governador Flávio Dino, podemos oferecer ao nosso agricultor a qualificação da gestão, apoio ao fortalecimento e a inserção de organizações econômicas da agricultura familiar nos mercados institucionais públicos e privados e, consequentemente, consolidar a participação do homem do campo como competidor no mercado”, afirmou.
Políticas e programas voltados para a geração de renda têm incentivado cada vez mais a agricultura familiar a fortalecer sua base produtiva, comercializar produtos e assim aumentar a competitividade no mercado. Uma das maneiras de alcançar esse patamar é investir na qualificação de cooperativas e associações.

“Nos mercados privados, os produtos da agricultura familiar têm recebido cada vez mais reconhecimento, como resultado de acordos firmados entre o Ministério e redes nacionais e regionais de supermercados, com o objetivo de ampliar a oferta dos produtos da agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais, neste segmento”, explicou o coordenador do Departamento de Cooperativismo e Associativismo da SAF, Johnny Santos.

Para atender às 15 propostas validadas pela chamada pública, o Programa ‘Ater Mais Gestão’ vai dispor de uma metodologia com abordagem multidisciplinar que permitirá a identificação e, logo, solução de qualquer problema técnico. A metodologia ajuda a aumentar a competitividade e ainda promover a sustentabilidade social e econômica de organizações da agricultura familiar.

--
Assessoria de Comunicação e Eventos - Ascom 
Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF)
Contato: +55 98 9182-3778

Um comentário:

  1. Boa tarde caro blogueiro. Gostaria que se possível, fizesse uma enquete acerca da matéria que repercutiu muito na capital maranhense, publicada no Jornal o Estado do Maranhão: os grupos mais fortes do Maranhão,suas articulações e os mesmos objetivos para 2016 e 2018. Entre eles,grupo Governista composto por Governador Dino como candidato a reeleição 2018,prefeito Edivaldo Holanda candidato a reeleição 2016. Grupo Oposicionista composto por Ministro Sarney Filho, Senador Lobão Filho l, Prefeita e Presidente do PTN estadual Maura Jorge, o trio todos propensos candidatos a Governo do Estado. Grupo Independente: Senador Roberto Rocha propenso candidato a Governo do Estado 2018, Eliziane Gama candidata a Prefeita 2016. um abraço e sucesso.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.