TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Agerp e Banco do Brasil promovem capacitação para técnicos de Ater sobre crédito rural

A Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), em parceria com o Banco do Brasil, promoveu nesta quinta-feira, 19, uma capacitação direcionada a 35 técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).


Realizado na Superintendência do Banco do Brasil, o encontro teve o objetivode  discutir ações para aprimorar os procedimentos e conhecimentos técnicos utilizados na viabilização do acesso ao crédito para o agricultor familiar.

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) financia projetos individuais e coletivos, auxiliando agricultores e assentados da reforma agrária na geração de renda. Com as linhas de crédito oferecidas pelo Pronaf, os agricultores familiares poderão investir em construção, ampliação das instalações das propriedades rurais, e também, na modernização de serviços e produtos.

De acordo com o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Agerp, Pedro Pascoal, a capacitação permitiu não apenas um conhecimento maior sobre as políticas de crédito fornecidas pelo agente financeiro, mas, também, o entendimento do papel do extensionista neste processo.

“Possibilitamos aos nossos técnicos a chance de conhecer um pouco mais sobre a relação entre o agricultor familiar e os agentes financeiros. A Ater atua de maneira fundamental como intermediadora, e os técnicos que promovem este serviço precisam elevar o conhecimento sobre as principais linhas de crédito do Pronaf”, frisou o diretor.

O gestor regional do escritório da Agerp em São Luís, responsável pela mobilização e idealizador da capacitação, Ananias Oliveira, explica que com o avanço das tecnologias e informatização de todos os processos de elaboração propostas do Pronaf, percebeu a importância do treinamento para os técnicos. “Nosso equipe vai unir os conhecimentos teóricos e práticos, dando mais agilidade ao processo, adaptados com o dinamismo das plataformas eletrônicas levando a rapidez e qualidade que o agricultor familiar merece”, disse.

Para o gerente Estadual de Agricultura Familiar do Banco do Brasil, Vinícius Silveira, o treinamento vai habilitar os técnicos sobre toda a parte operacional dos projetos rurais, em especial o Pronaf. “Simplificamos o acesso ao crédito e investimos em tecnologia, para que os técnicos saibam operacionalizar o acesso ao crédito do Pronaf em todas as modalidades e custeios, permitindo que mais famílias rurais sejam atendidas”, explicou.

Marco Aurélio, técnico da Agerp há 8 anos, explica que o evento contribuiu para a atualização dos conhecimentos. “Conhecemos um pouco mais sobre as principais linhas de crédito ofertadas pelo agente financeiro, ligadas ao Pronaf, como o Agroindústria investimento, o Pronaf B, Pronaf Mais Alimentos, Proagro e também o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp). Muitos da equipe tiveram a oportunidade de se familiarizar com as principais ferramentas para elaboração de projetos, modelos de acompanhamento do crédito e renegociação de inadimplência.”, disse o técnico.

Participaram também da capacitação, técnicos da Secretaria de Agricultura Pecuária e Pesca (Sagrima), Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) e representantes das secretarias municipais de agricultura de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário