MERCEARIA SILVA

MERCEARIA SILVA
ECONOMIZANDO COM VOCÊ

ASSINA JÁ "NEW NET"

ASSINA JÁ "NEW NET"
SUA INTERNET NA VELOCIDADE DA LUZ

domingo, 15 de maio de 2016

SAF promove curso de técnicas agroflorestais para agricultores do Cinturão Verde

O propósito da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar - SAF de levar conhecimento ao homem do campo continua e avança. Encerrou nesta sexta-feira (13) o Curso de Capacitação Agrofloresta - Sítio Semente, realizado no assentamento Cinturão Verde, zona rural de São Luís.

A capacitação contemplou agricultores familiares em especial mulheres camponesas pelo projeto MAES (Módulos Agroecológicos Sucessionais).  Esse projeto reúne famílias de agricultores e oferece condições para a produção e comercialização de alimentos orgânicos em sistemas agroflorestais.

Cada módulo é planejado e executado com o envolvimento de toda família, com destaque para o protagonismo da mulher camponesa responsável por garantir a segurança alimentar e nutricional na propriedade rural familiar.

De acordo com o administrador do projeto, Luís Cláudio, “o MAES contempla em um mesmo sistema, a produção de plantas medicinais, alimentos para subsistência, cereais, hortaliças, frutas, madeira e insumos para produção animal”, explicou.


Como coordenador do Departamento de Cooperativismo e Associativismo da SAF, Jhonny Santos, a agrofloresta é a saída para a agricultura familiar. “O curso é tudo que os agricultores do Cinturão Verde estavam precisando. Há um vício muito grande da comunidade em produzir com agrotóxico e as técnicas aplicadas aqui ajudam a acabar com o mito de que a produção só funciona com agrotóxicos”, disse.

A capacitação contou com parte teórica onde foi apresentado aos 35 participantes o projeto como um todo, já na parte prática os instrutores deram orientações sobre a limpeza da área escolhida em regime de mutirão, seguido do preparo adequado da terra e plantio.


Para o secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, as capacitações representam um progresso para o agricultor familiar. “Esse é objetivo do Governo Flávio Dino, levar conhecimento ao nosso produtor rural e assim aumentar a produção e ainda a geração de renda”, disse.

O assentamento Cinturão Verde tem uma área de aproximadamente 383 hectares, onde moram mais de 80 famílias que exercem atividades agrícolas, produzem hortaliças e plantas frutíferas e ainda comercializam nas principais feiras da capital.


--

Assessoria de Comunicação e Eventos - Ascom 
Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.