TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

domingo, 15 de maio de 2016

SAF promove curso de técnicas agroflorestais para agricultores do Cinturão Verde

O propósito da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar - SAF de levar conhecimento ao homem do campo continua e avança. Encerrou nesta sexta-feira (13) o Curso de Capacitação Agrofloresta - Sítio Semente, realizado no assentamento Cinturão Verde, zona rural de São Luís.

A capacitação contemplou agricultores familiares em especial mulheres camponesas pelo projeto MAES (Módulos Agroecológicos Sucessionais).  Esse projeto reúne famílias de agricultores e oferece condições para a produção e comercialização de alimentos orgânicos em sistemas agroflorestais.

Cada módulo é planejado e executado com o envolvimento de toda família, com destaque para o protagonismo da mulher camponesa responsável por garantir a segurança alimentar e nutricional na propriedade rural familiar.

De acordo com o administrador do projeto, Luís Cláudio, “o MAES contempla em um mesmo sistema, a produção de plantas medicinais, alimentos para subsistência, cereais, hortaliças, frutas, madeira e insumos para produção animal”, explicou.


Como coordenador do Departamento de Cooperativismo e Associativismo da SAF, Jhonny Santos, a agrofloresta é a saída para a agricultura familiar. “O curso é tudo que os agricultores do Cinturão Verde estavam precisando. Há um vício muito grande da comunidade em produzir com agrotóxico e as técnicas aplicadas aqui ajudam a acabar com o mito de que a produção só funciona com agrotóxicos”, disse.

A capacitação contou com parte teórica onde foi apresentado aos 35 participantes o projeto como um todo, já na parte prática os instrutores deram orientações sobre a limpeza da área escolhida em regime de mutirão, seguido do preparo adequado da terra e plantio.


Para o secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, as capacitações representam um progresso para o agricultor familiar. “Esse é objetivo do Governo Flávio Dino, levar conhecimento ao nosso produtor rural e assim aumentar a produção e ainda a geração de renda”, disse.

O assentamento Cinturão Verde tem uma área de aproximadamente 383 hectares, onde moram mais de 80 famílias que exercem atividades agrícolas, produzem hortaliças e plantas frutíferas e ainda comercializam nas principais feiras da capital.


--

Assessoria de Comunicação e Eventos - Ascom 
Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário