TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Curiosidades do nosso futebol - Veja um pouco da historia do nosso lendário goleiro Juca Baleia.

Juca Baleia em sua época de Sampaio Corrêa

Os muito mais de 100 kg nunca atrapalharam Juvenal Marinho dos Passos, o Juca Baleia, de ser considerado um dos maiores goleiros do futebol maranhense. Mesmo com uma forma física longe da ideal para um jogador de futebol profissional, Juca Baleia fez sucesso em suas passagens pelo Moto Clube, Maranhão Atletico Clube, Expressinho e Sampaio Corrêa.

Juvenal Marinho dos Passos no dia 3 de maio de 1959. Iniciou no futebol como amador em times de bairros de São Luís. Já era famoso em todo o Maranhão quando chegou no Sampaio Corrêa, onde teve suas maiores conquistas. Era o titular da Bolívia Querida no tricampeonato maranhense (1990-91-92).

No expressinho (segundo em pé). Clube que o revelou

Aliás, foi em 1992 quando ele ficou conhecido também no sudeste. O Sampaio Corrêa iria encarar o Palmeiras pela Copa do Brasil. Logo de cara, a imprensa paulista estranhou o fato de o goleiro do time maranhense ter cerca de 120 kg. Mas as atuações de Juca Baleia fizeram os críticos elogiarem seu desempenho.

No primeiro jogo, no Castelão, todos pensavam que o Palmeiras iria golear. Mas o Verdão, com muita dificuldade, venceu apenas por 1 a 0, devido a ótima atuação de Juca Baleia. Na segunda partida, no Parque Antártica, a goleada de 4 a 0 só não foi maior por causa das defesas do arqueiro.

Em jogo pelo Maranhão AC

O espanto se tornou maior em função da inesperada agilidade e precisão na saída do gol. O segredo, segundo, ele, era o fato de praticar também Vôlei e Handebol, que ajudavam a aumentar a agilidade. Apesar de ser ídolo da torcida, não escapou do preconceito, o que o chateava.

Em 1993, Juca Baleia encerrou a carreira profissional de futebol com apenas 34 anos, mas não ficou afastado do esporte. Ele desenvolve um trabalho voltado inteiramente para a categoria. Juca é o atual presidente da AGAP-MA (Associação Garantia do Atleta Profissional do Maranhão), que cuida de ex-jogadores.

Com informações: O Curioso do Futebol 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário