TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Na região do Gurupi, Sistema SAF vistoria projetos de desenvolvimento da agricultura familiar

 
Secretário Adelmo Soares e comitiva vistoriaram os projetos desenvolvidos pelo Sistema SAF na região.
“Eu tinha o espaço na minha casa, mas não tinha como produzir, não sabia que era possível. Nem todo dia tínhamos uma alimentação completa na mesa, sempre faltava alguma coisa e antes a renda da casa era só a do meu marido. Hoje tudo isso mudou, com o Plano ‘Mais IDH’ nós produzimos a nossa alimentação em casa e o que falta eu compro com o dinheiro da venda desses produtos, hoje eu continuo dona de casa, cuidando da minha família, mas contribuo na renda vendendo os produtos da horta”, disse Daniela Marques, contente com as mudanças proporcionadas pelo Governo do Estado, por meio do Sistema SAF.

A casa e produção da Daniela, em Amapá do Maranhão, foi uma das que recebeu a visita do secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, como integrante da força-tarefa que reuniu seis secretários de Estado na região do Gurupi, no último fim de semana. Adelmo e mais cinco secretários de estado estiveram na região do município de Carutapera visitando os equipamentos instalados pelo Governo do Estado e conversando com a população para entender e ouvir suas principais necessidades em relação à agricultura familiar, saúde, educação, infraestrutura, segurança e articulação política.


“Eu fico muito feliz de poder ver que está começando a surgir o Maranhão que nós sonhamos. É verdade que há muitos obstáculos para conseguir atender toda a população do Maranhão, mas nós vamos seguir em frente. Em Amapá do Maranhão, por exemplo, colocamos três técnicos que estão atuando diretamente com as famílias, que já receberam as três parcelas do fomento, estão produzindo, ganhando o seu dinheiro e tem produção para a sua segurança alimentar. Vão vir ainda as cozinhas comunitárias, as casas que foram construídas para as famílias, estamos também ampliando de 100, para 200 famílias atendidas pelo ‘Mais IDH’, acreditamos que esse é o caminho certo para desenvolver o Maranhão”, explicou o secretário Adelmo Soares.

A comitiva da agricultura familiar visitou o município de Carutapera e esteve reunido com agricultores familiares e secretários de agricultura municipais. Eles puderam esclarecer muitas dúvidas no que diz respeito a recursos e apoio que o Governo do Estado pode dar para ações municipais.

O município de Junco do Maranhão também recebeu o secretário Adelmo Soares que se reuniu com representantes políticos do município, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e beneficiários da cadeia produtiva do mel. Na oportunidade, além de conversar com os agricultores sobre as suas demandas o secretário visitou as instalações de uma unidade produtiva de mel em construção e que receberá o apoio do Governo do Estado.

No município de Boa Vista do Gurupi, o Sistema SAF, por meio do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão – Iterma, tem ação no Assentamento Estadual PE Japariguara. Beneficiando mais de 80 famílias pertencentes à Gleba Japariguara, o Iterma entregou 4 títulos coletivos à Associação da Colônia Cidade Nova, Associação de Moradores de Japariguara, Associação de Moradores da Vila Batista e Associação da Área Boa Vista, uma área compreendida de 4.860 hectares.

“Graças ao Governo do Estado já podemos chamar essa terra de nossa. As nossas mais de 80 famílias residentes da Gleba Japariguara agora podem produzir no que é nosso. Nosso objetivo agora é alavancar nossa produção para que possamos aumentar a nossa renda”, finalizou Osanan Carneiro, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Boa Vista do Gurupi. 

SECRETARIA DE  ESTADO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL E ASSUNTOS POLÍTICOS - SECAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário