Governador do Estado do Maranhão desde abril de 2022, após ser vice de Flávio Dino por dois mandatos (desde 2015), Carlos Brandão, de 64 anos, é agora oficialmente candidato à reeleição para a disputa do pleito do próximo dia 2 de outubro.

Brandão foi confirmado na tarde de sábado (30), na convenção do Partido Socialista Brasileiro (PSB), realizada no Parque São João Paulo II, no Aterro do Bacanga, em São Luís, que esteve lotado por uma ampla aliança – formada por deputados estaduais e federais, vereadores, prefeitos, vice-prefeitos e pelo público em geral.

A multidão presente pode ser considerada um reflexo do que vem apontando as pesquisas das intenções de voto. Segundo o Instituto Econométrica, Carlos Brandão lidera com folga, com mais de 11% à frente do segundo colocado.

O levantamento realizado entre 19 e 22 de julho em São Luís e em mais 56 cidades maranhenses, aponta Carlos Brandão com 34,8%, seguido do senador Weverton Rocha (PDT), com 23,6%.

Brandão, Dino e Camarão

Junto com a de Brandão, também foram oficializadas as candidaturas do seu vice, Felipe Camarão (PT); e de Flávio Dino (PSB), ao Senado Federal.

Para o governador e agora candidato à reeleição Carlos Brandão, “este é um momento de esperança de um Maranhão cada vez melhor, de um Maranhão que não pode parar, de um Maranhão de realizações, de um Maranhão que realizou sonhos e precisa continuar realizando”.

Se eleito, o ex-secretário de Estado da Educação Felipe Camarão garante que vai desempenhar um papel semelhante ao de Brandão quando foi vice de Flávio Dino, sendo atuante, participando de todas as ações, mas, segundo ele, desde já estará ao lado do governador.

“A partir de hoje eu terei a responsabilidade de estar ao lado do governador Carlos Brandão para continuar a cuidar do povo do Maranhão”, disse o candidato a vice-governador.

Candidato a senador, Flávio Dino questionou os posicionamentos do presidente Bolsonaro. “A turma do Bolsonaro veste verde e amarelo e diz que eles são os patriotas. Patriota é quem defende o povo. Patriota é quem é contra a fome. Patriota é quem é a favor da democracia. Patriota é quem respeita o Poder Judiciário. Patriota é quem quer que o povo tenha emprego, tenha trabalho, tenha renda. Aqui é a turma do patriotismo. Aqui é a turma do Brasil: Brandão e Camarão merecem a confiança de vocês”, avaliou.

O ex-presidente Lula e candidato ao cargo em 2022, registrou sua mensagem de apoio aos três candidatos, por meio de vídeo exibido na convenção.

“Eu quero aproveitar esta convenção para dizer a todos vocês da minha alegria, do respeito e do carinho que eu tenho pelo povo do Maranhão. E eu queria pedir para vocês, é imprescindível, muito importante que a gente consiga eleger com muito voto o nosso querido companheiro Flávio Dino. E eu vejo com muito carinho e dedicação a indicação de Brandão como governador e do Felipe como vice”, disse Lula.

Carlos Brandão

Nascido no dia 2 de junho de 1958, em Colinas – MA, Carlos Brandão é filho de Carlos Orleans Brandão e Heloisa Leite Barbosa Brandão. É casado com Larissa Mesquita Brandão, com quem tem dois filhos.

Já foi assessor especial da Secretaria de Estado da Agricultura; secretário adjunto de Estado de Meio Ambiente; chefia de gabinete do vice-governador; secretário de Estado de Articulação Política; secretário de Estado chefe da Casa Civil; secretário de Estado chefe do gabinete do governador; e deputado federal por dois mandatos.

Se vencer a eleição de outubro, assumirá em 1º de janeiro de 2023 como o segundo governador reeleito da história do Maranhão após ter sido imediatamente antes vice-governador. O primeiro foi o atual secretário de Estado de Programas Estratégicos (Sepe), José Reinaldo Tavares, quando foi vice de Roseana Sarney, até abril de 2002.

O apoio à chapa Brandão e Camarão para disputar o governo do Estado em outubro de 2002, formada pelo PSB e pelo Partido dos Trabalhadores (PT) – que também reúne os dois partidos para a disputa presidencial, com Lula (PT) e Alckmin (PSB) -, conta ainda com Avante, Cidadania, Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido Verde, Patriota, Podemos e Progressistas.