TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Sucuri de 5 metros é laçada e morta a pauladas por peões de fazenda em RO

Matheus Henrique Do G1 Cacoal e Zona da Mata
Sucuri é morta após matar bezerro no interior de Rondônia (Foto: Arquivo Pessoal)
Sucuri é morta após matar bezerro no interior de Rondônia (Foto: Arquivo Pessoal)
Uma sucuri de 5 metros de comprimento foi morta a pauladas depois de ser laçada com uma corda por peões de uma fazenda, em Pimenta Bueno (RO), na região da Zona da Mata. De acordo com um dos funcionários da propriedade, que prefere não se identificar, os trabalhadores decidiram matar a cobra porque nesta semana o réptil já havia matado um bezerro no pasto. 

Em entrevista ao G1, o funcionário conta que a perseguição contra a sucuri começou no início da semana, depois dela atacar o bovino. "Os peões encontraram a cobra de 5 metros enrolada no bezerro, que já estava morto. Então eles voltaram na sede da fazenda, pegaram a arma e quando chegou no local a cobra já tinha soltado o bezerro. Eles então atiraram na cobra, mas ela não morreu e sumiu na água", relembra.

Segundo o trabalhador, dois dias após a sucuri matar o bezerro, os peões foram buscar água e viram o animal dentro de um brejo, que serve como bebedouro para os bovinos da fazenda. "Um dos rapazes entrou na água e conseguiu laçar a sucuri. Ele então deu umas pauladas na cabeça dela e, com a ajuda dos demais peões, conseguiram puxar ela para fora", contou.

Depois de ser laçada e arrastada para fora da água, a sucuri foi morta a pauladas. Segundo o funcionário, há algum tempo alguns animais começaram a sumir pela região e eles suspeitam que a sucuri estava comendo os animais. 

O G1 mostrou a foto da sucuri morta ao biólogo Flávio Teressini. Segundo ele, em épocas de chuva é comum encontrar esses tipos de animais nas propriedades. "O animal deve ter uns 15 anos de idade", explica.

Ainda segundo o biólogo, a legislação proíbe matar animais silvestres, e em caso de colocar a vida de pessoas em risco, estas  devem chamar o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveisdevem (Ibama) ou a Polícia Ambiental.

De acordo com a Polícia Ambiental, matar animais silvestres é crime e as pessoas envolvidas neste caso podem responder sanções penais e administrativas, com base na Lei Federal 9.605, de fevereiro de 1998.

Scuri (Foto: Arquivo Pessoal)
Sucuri de 5 metros foi morta por peões no interior de Rondônia (Foto: Arquivo Pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário