TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Em 2022, mais de 3 mil recibos do Cadastro Ambiental Rural foram entregues


 

Em 2022, mais de 3 mil recibos do Cadastro Ambiental Rural (CAR) foram entregues pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF). Acesso ao crédito agrícola, contratação do serviço agrícola, adesão aos programas de regularização ambiental, certificação do ativo ambiental e segurança jurídica são alguns dos benefícios do CAR para os agricultores familiares.

Neste ano, os 3.694 recibos foram entregues para beneficiários dos municípios de Maracaçumé, Igarapé do Meio, Bequimão, São Raimundo Doca Bezerra, Penalva, Tuntum, São Luís, Turiaçu, Itapecuru-Mirim, Balsas, Davinópolis, Riachão e São João dos Patos.

A agricultora familiar Eva Lima, da comunidade Santo Antônio, do município de Balsas, destacou a importância do documento para o desenvolvimento de sua área produtiva. “Esse recibo para mim é muito importante porque agora posso pegar empréstimo no banco e continuar investindo na minha área produtiva. Só tenho a agradecer”, declarou.

Desde dezembro de 2019, o Governo deu início ao CAR em todo o Maranhão, por meio do projeto Mais Sustentabilidade no Campo, e conta com investimentos de R$ 40 milhões do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), apoiado pelo Fundo Amazônia. Serão realizados 182.500 cadastros nos 217 municípios. O programa é executado pela SAF, com o apoio dos Escritórios Regionais da Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural (Agerp).

O secretário da SAF, Diego Rolim, enfatizou que o CAR é um documento de extrema importância para o homem e mulher do campo, como também para o meio ambiente. “A realização do CAR é o primeiro passo para a regularização ambiental das propriedades, além de ser uma ferramenta que garante aos homens e mulheres do campo a segurança jurídica e a possibilidade de produzir, comercializar, gerar emprego e renda”, disse o secretário.

CAR

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro público eletrônico e obrigatório para todos os imóveis rurais. Ele tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de reserva legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das áreas de uso restrito, assim como das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

O CAR é gratuito para imóveis de até quatro módulos fiscais de áreas de agricultores familiares, assentamentos estaduais e de povos e comunidades tradicionais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário