TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

SES alerta para a importância de combate ao Aedes aegypti; saiba como eliminar os criadouros do mosquito


 

Com a chegada do período chuvoso, a atenção para evitar novos casos das arboviroses dengue, chikungunya e zika vírus se faz necessária. De acordo com o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado em dezembro deste ano pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), sete municípios maranhenses apresentaram alto risco para as doenças, exigindo da população maior rigor na adoção de medidas preventivas contra a proliferação do mosquito.

“A população deve estar sensível às formas de prevenção ao mosquito. Se cumpridas, as medidas auxiliarão na eliminação de focos de reprodução do mosquito, fortalecendo as medidas de proteção e evitando que mais pessoas adoeçam pelas arboviroses”, disse a coordenadora Estadual de Prevenção e Controle das Arboviroses da SES, Joseneide Matos. 

Segundo o relatório do LIRAa, os municípios de Buriticupu, São Pedro dos Crentes, Buritirana, Davinópolis, Nina Rodrigues, Peri-Mirim e Paraibano foram identificados como sendo de alto risco para as arboviroses. Outros 68 foram classificados como médio risco e mais 135 como baixo risco. Na ocasião, dos 217 municípios maranhenses, sete não realizaram o quarto LIRAa. Até a 48ª semana epidemiológica, no Maranhão, foram confirmados 5.211 casos de dengue, 1.573 de chikungunya e 28 de zika vírus em 2022. 

Como forma de dar apoio às ações de enfrentamento às arboviroses, a SES tem dialogado com as gestões municipais a fim de estabelecer um cronograma de ações, fortalecendo as medidas preventivas contra o mosquito Aedes. Das iniciativas realizadas em parceria com os municípios, estão o “Dia D estadual de combate ao Aedes aegypti”, no último dia 14 de dezembro, em São Luís, com o objetivo de sensibilizar a sociedade quanto às medidas enfrentamento do Aedes. 

A SES orienta a intensificação da mobilização para eliminação do Aedes e prevenção dos casos de arboviroses. Entre as medidas, a continuidade das ações educativas, visitas domiciliares, vistorias em pontos estratégicos e promoção de limpeza pública, bem como na elaboração do “Planejamento Operacional de Campo, do Calendário de Execução do LIRAa/LIA”, do “Plano de Contingência Estadual e Municipal, Notas Informativas”, promoção de capacitações em vigilância epidemiológica e de operações de campo.

Saiba como eliminar os principais criadouros do Aedes aegypti

- A caixa d’água e outros reservatórios de água devem permanecer tampados;
- Manter calhas limpas para evitar acúmulo de água;
- Guardar pneus em locais cobertos;
- Guardar baldes e garrafas com a boca virada para baixo;
- Limpar ralos, canaletas e outros tipos de escoamentos de água;
- Limpar e retirar acúmulo de água de bandejas de ar-condicionado e de geladeiras;
- Manter as piscinas limpas;
- Lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova;
- Retirar água e fazer limpeza periódica em plantas e árvores que podem acumular água;
- Guardar ou descartar adequadamente os objetos que podem acumular água, como tampas de garrafa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário