TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sábado, 31 de dezembro de 2022

Programa Trabalho Jovem gera transformação na economia maranhense em 2022

Foram mais de 5 mil vagas de estágios ofertadas no Maranhão pelo programa Trabalho Jovem este ano, por determinação do governador Carlos Brandão

“É uma chance única de oportunidades para milhares de maranhenses”, disse a estudante Celianny Pessoa em um dos eventos que marcaram a trajetória do programa Trabalho Jovem ao longo de 2022. A oportunidade ímpar que o programa oferece para a juventude maranhense impactou a vida de milhares de jovens de todas as regiões do estado. Criado pelo Governo do Maranhão e coordenado pela Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), o programa Trabalho Jovem, que busca a geração de oportunidades de emprego para jovens de 17 a 25 anos, avançou ainda mais em 2022, fortalecendo a economia e a geração de emprego, renda e trabalho. 

“Em 2022, a Seinc articulou ações e estratégias necessárias para alavancar o desenvolvimento do nosso estado. Uma das etapas importantes foi o lançamento do Prepara Maranhão, que foi uma ampliação de vagas do eixo Estágio Social do programa Trabalho Jovem, executado pela Seinc”, pontuou o secretário de Indústria e Comércio, Cassiano Pereira Junior. 

Com a oferta de 5 mil vagas e bolsas de estágio no valor de R$ 600,00 para estudantes, o programa alcançou alunos do Ensino Médio da rede pública estadual de diversas regiões do estado, como São Luís, Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Imperatriz, Timon, Caxias, Balsas e Colinas. “Avançar com o programa Trabalho Jovem é uma determinação do nosso governador Carlos Brandão. É uma forma do Governo do Maranhão colaborar com a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Não é só uma bolsa de estágio: é uma oportunidade de aprendizado, de capacitação, de abertura de portas para o mercado de trabalho”, acrescentou Cassiano Pereira Junior. 

Além dos números já citados, outros também marcam a trajetória do programa ao longo deste ano: além da atuação em 267 órgãos públicos estaduais, o Trabalho Jovem gerou 800 vagas de estágios em empresas privadas do Maranhão. No total, mais de 40 municípios receberam estagiários do programa neste ano. Ao todo, foram mais de 5 mil vagas de estágios ofertadas no Maranhão pelo programa neste ano. Entre abril e dezembro de 2022, o Governo do Estado investiu mais de R$ 11 milhões no custeio dos pagamentos das bolsas.

“Este programa é muito importante, porque vem valorizar o trabalho do jovem num momento em que o país passa por uma crise muito grande, onde as famílias dos nossos estudantes passam por dificuldades. Então, é realmente um momento muito importante para a nossa juventude e para nós, gestores educacionais”, destacou a docente Leonor Saboia, gestora auxiliar na Escola João Paulo Segundo, de São Luís. 

Trabalho Jovem 2023

Na quinta-feira (22), o governador Carlos Brandão enviou, para votação na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema), um projeto de lei que mantém o eixo Estágio Social do programa Trabalho Jovem, com base na eficiência da execução do programa e de sua importância socioeconômica. Desta forma, o programa Trabalho Jovem, que foi criado por meio da Lei nº11.384, de 16 de dezembro de 2020, e regulamentado por meio do Decreto nº 36.486, de 10 de fevereiro de 2021, com vigência até 31 de dezembro de 2022, teve aprovação para continuar nos próximos anos. 

Assim, conforme a Lei nº 11.867, de 23 de dezembro de 2022, serão criadas novas vagas de estágio para estudantes em empresas e órgãos públicos estaduais, por meio de novos editais, contribuindo de forma mais ampla na melhoria do mercado de trabalho, da empregabilidade dos jovens e da renda das famílias maranhenses. 

O programa continuará contratando estagiários por meio das duas modalidades: empresas e órgão públicos. Ainda no próximo mês de janeiro, será divulgado novo edital para credenciamento das empresas interessadas na adesão ao programa para a contratação de novos estagiários.

No tocante aos estagiários para atuação nos órgãos públicos da administração estadual, até o lançamento de novo edital para inscrições ser divulgado, os estagiários aptos a continuarem no programa - aqueles que tiverem idades de 17 a 25 anos; os de nível médio que ainda não tenham concluído o nível médio; e os de nível superior que ainda não tenham concluído o nível superior - que já estão inseridos no programa, serão convocados nas próximas semanas para assinatura de novo contrato de duração de seis meses.

Além da Seinc, também executam o programa a Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), e a Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário