TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Projeto Amazônico de Gestão Sustentável beneficiará 80 mil pessoas do campo


 

O ano de 2022 foi de muitas ações para fortalecer a agricultura familiar do Maranhão. Neste ano, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), deu início ao Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (Pages), fruto de parceria entre o Governo do Maranhão e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Com custo de US$ 37 milhões, o Pages beneficiará cerca de 80 mil habitantes da área rural do Maranhão. Deste total, 50% serão mulheres e 25% jovens, e 15% serão de integrantes de comunidades indígenas e ou tradicionais, como quilombolas e quebradeiras de coco babaçu. A área de atuação do projeto inclui três regiões do Maranhão: Amazônica, Gurupi e Pindaré, além das terras indígenas de Arariboia.

Recentemente, gestores do Fida estiveram no Maranhão com o objetivo de alinhar as ações que serão desenvolvidas pelo Pages, desde analisar o estado geral das atividades iniciais para implementação do projeto, acompanhar a conclusão do acordo com a Agência de Cooperação Internacional (ACI). Na ocasião, o Governo do Maranhão e o Fida assinaram memorando em que as equipes alinharam e discutiram vários pontos para dar celeridade à execução do Pages em 2023.

O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Diego Rolim, destacou que o Pages é vital, inclusive para desenvolver, cada vez mais, a Região Amazônica Maranhense. “Com toda a biodiversidade que possuímos, nós poderemos contemplar a floresta, a produtividade e, acima de tudo, preservar as nossas cadeias produtivas, principalmente a do açaí e do babaçu; e os nossos recursos hídricos, que é algo tão vital”.

A oficial de programas do Fida, Cintia Guzman, pontuou que a missão do Pages no Maranhão foi importante para alinhar ações do projeto que será implementado no estado. “O Pages é um programa que vai beneficiar muitas pessoas e garantir segurança alimentar e condições de produção, combate à pobreza e preservação da Amazônia Maranhense".

A SAF é a instituição executora do projeto Pages, em parceria estratégica com o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) e a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp). 

O projeto também conta com parceria das Secretarias de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), e de Planejamento e Orçamento (Seplan).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário