TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sábado, 24 de dezembro de 2022

No Maranhão, governo do Estado garante inovação e expansão dos serviços para criação de rebanhos e produtos de origem vegetal

Campanha contra febre aftosa foi um dos grandes avanços em 2022 (Foto: Brunno Carvalho)

O ano de 2022 é especial para a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA). Além de completar 20 anos de existência, a AGED trouxe inovação e expansão de seus serviços, garantindo benefícios tanto para os criadores maranhenses quanto para a sociedade em geral.

Dentre as ações realizadas este ano está a liberação do módulo do Sistema de Gestão Agropecuária do Maranhão, o Sigama, que possibilita a emissão eletrônica da Guia de Trânsito Animal (e-GTA), um documento sanitário importante para os criadores maranhenses transportarem seus rebanhos.

Outro destaque foi a ampliação do Serviço de Inspeção Estadual (SIE). Em 2022, o Maranhão passou a ter o primeiro abatedouro de frango, mais um abatedouro de suínos e o primeiro entreposto de produtos cárneos com o selo SIE. O selo do Serviço de Inspeção da AGED garante a procedência sanitária e a qualidade dos produtos comercializados pelo empreendimento e que chegam ao consumidor. 

“Para nós da AGED é uma satisfação entregar um registro do Serviço de Inspeção. Um empreendimento registrado significa a segurança e a qualidade do produto de origem animal que chega até a mesa dos maranhenses. Empreendimentos dessa envergadura também representam mais negócios, mais trabalho e mais renda para nosso estado”, afirmou o presidente da AGED, Cauê Ávila Aragão.

O gestor da AGED lembrou que o governador Carlos Brandão, que é médico veterinário e ajudou a fundar a Agência, reafirmou, durante a celebração do aniversário da AGED em abril deste ano, o compromisso em fortalecer a defesa agropecuária no estado e trabalhar para tornar o Maranhão um estado livre da febre aftosa.

O combate à febre aftosa foi reforçado este ano e contou com a abertura oficial da primeira etapa da campanha de vacinação nas cidades de Imperatriz e Açailândia, com a presença do governador Carlos Brandão. O Maranhão alcançou o índice de mais de 94% de bovídeos vacinados (o que inclui os rebanhos de bois, ovelhas, cabras e outros animais) contra febre aftosa durante a primeira etapa de vacinação, garantindo o cumprimento da meta recomendada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). De acordo com o MAPA, o estado está próximo de conseguir o status de livre da aftosa sem precisar da vacinação.

Ainda nessa primeira etapa de campanha, a AGED adquiriu 58.080 doses de vacina contra febre aftosa, que foram doadas para áreas indígenas, quilombolas e a municípios considerados com baixo IDH.

“O Maranhão já ultrapassou a marca de mais de 10 milhões de bois e búfalos e a AGED vem acompanhando todo esse crescimento e trabalhando para manter a segurança e sanidade dos rebanhos”, destacou o presidente da AGED.

Combate a crimes sanitários

Este ano, a partir de parceria da AGED com a Polícia Civil, foi desencadeada a Operação Demeter, que ainda contou com o apoio da Polícia do Tocantins, resultando na apreensão de mais de 24.000 quilos de produtos roubados, falsificados e contrabandeados de agrotóxicos.

Avanços na inspeção vegetal

O presidente da AGED, Cauê Ávila Aragão, ressaltou que em 2022 a Agência deu um grande salto nas ações da área vegetal, o que representou avanços significativos do Estado para assegurar a qualidade dos produtos de origem vegetal e a promoção da segurança quanto ao uso e aplicação dos agrotóxicos. Um dos principais destaques foi a execução das ações propostas no convênio celebrado entre a AGED e o Ministério da Agricultura com a promoção dos cursos de Capacitação sobre Fiscalização de Comercialização de Produtos Orgânicos e de Atualização em Defesa Sanitária Vegetal (para os fiscais da Agência). 

Ainda são destaques deste ano, o início das ações de orientação e fiscalização no comércio de orgânicos, com objetivo de assegurar a qualidade destes produtos para o consumidor e de atestar que o produto de fato seja orgânico; e a certificação de 17 novas áreas em Sistema de Mitigação de Risco para Sigatoka Negra. Antes, apenas cinco propriedades eram certificadas em relação a mitigação da Sigatoka Negra, doença que afeta o plantio de bananas. Esse aumento das áreas com o risco controlado transparece o compromisso com a produção dessa fruta no Maranhão e o escoamento da produção, impactando em mais qualidade do produto, maior produção e mais empregos.

Avanços na inspeção animal

Em 2022, a AGED deu início a capacitações voltadas para o atendimento de apicultores, com objetivo de identificar doenças que afetam esta atividade, e assim reduzir os impactos financeiros e perdas dos produtores rurais.

O presidente do órgão, Cauê Ávila Aragão, também destacou o ano de 2022 pela consolidação de parcerias, que possibilitaram a realização de cursos de vacinadores para brucelose e os trabalhos de cadastramento das explorações aquícolas e também das ações de vigilância epidemiológica, impactando na assistência oferecida aos produtores rurais ligados a estas atividades.

“A nossa gestão vem trabalhando para que a AGED execute suas ações de modo eficaz e eficiente. Em 2022, reinauguramos duas unidades da AGED, uma em Parnarama e outra em São João Batista; efetivamos a execução do convênio com o MAPA, realizamos treinamento permanente visando o aprimoramento do corpo técnico da Agência e cumprindo a nossa missão em defesa do patrimônio agropecuário maranhense”, destacou o presidente Cauê Ávila Aragão.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário