O navio Erik, vindo da China, está
atracado no Porto do Itaqui para desembarque da primeira carga de
trilhos da FICO (Foto: Divulgação)
Nesta
semana, o Porto do Itaqui está recebendo a primeira carga de trilhos
para a construção de um trecho ferroviário entre os municípios de Mara
Rosa (GO) a Água Boa (MT), denominado Ferrovia de Integração Centro
Norte – FICO. Integrado à Ferrovia Norte Sul, esse trecho, com 383 km de
extensão, conecta o Porto do Itaqui diretamente às principais zonas
produtoras de grãos (soja e milho) do Arco Norte do Brasil, nos estados
de Goiás e Mato Grosso.
Em
2022, as exportações de grãos (soja, milho e farelo) somaram 16,2
milhões de toneladas, e as importações de fertilizantes, 2,5 milhões de
toneladas. Juntos, representam 63% das cargas movimentadas pelo Porto do
Itaqui.
“A
estimativa é de que esse trecho, uma vez em operação, promova um
aumento de aproximadamente 7 milhões de toneladas no volume de grãos
movimentados pelo Porto do Itaqui por ano”, afirma o diretor de
Operações da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP),
Jailson Luz.
A
ampliação da ferrovia fortalece a cadeia logística dos grãos e favorece
o aumento do volume de exportação dessa carga pelo porto público do
Maranhão, gerando mais desenvolvimento para toda a área de influência do
Itaqui, que compreende o Matopiba (estados do Maranhão, Tocantins,
Piauí e Bahia), além de Goiás e Mato Grosso.
Esse
primeiro trecho, de Mara Rosa a Água Boa, também representa a redução
do transporte rodoviário ao longo dessa área de influência, o que torna
mais sustentável toda a cadeia produtiva de grãos que saem do Porto do
Itaqui para o mercado externo.
A
construção da FICO pela Vale representa uma contrapartida pela
concessão antecipada da Ferrovia que ligará Vitória (ES) ao estado de
Minas Gerais. Quando finalizada, a ferrovia se estenderá até Lucas do
Rio Verde, um dos principais centros de produção de grãos do Brasil.
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