TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

domingo, 25 de dezembro de 2022

Maranhão reforça ações pela saúde e proteção da mulher durante o ano de 2022

Carreta proporciona às mulheres a oportunidade de deixar a saúde em dia (Foto: Divulgação)

De fevereiro a outubro deste ano, a Carreta da Mulher Maranhense realizou mais de 69 mil atendimentos, percorrendo 37 municípios e mais 67 bairros na Região Metropolitana de São Luís, levando saúde e informação às regiões mais longínquas do estado, proporcionando para as mulheres a oportunidade de deixar a saúde em dia. A estrutura oferta atendimentos de exame preventivo de câncer do colo de útero (papanicolau), diagnóstico do câncer de mama (mamografia), vacinação, teste rápido de HIV e palestras educativas.

O serviço ganhou, ainda, uma Unidade Móvel Itinerante da Saúde, que segue o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher nos eixos direitos sexuais e reprodutivos, oferecendo atendimento e serviços básicos de saúde.

“A Carreta da Mulher Maranhense é uma unidade móvel que percorre todo o Maranhão realizando exames para que as mulheres possam cuidar da saúde, prevenir doenças e, também, receber informações e orientações. O serviço é de grande importância para a prevenção da saúde das mulheres”, explica a secretária de Estado da Mulher, Célia Salazar.

Para reforço e mais agilidade das ações e programas ao segmento, o governo do Estado garantiu a entrega de novos veículos aos órgãos que compõem o sistema de políticas para mulheres. As entregas são parte dos esforços da gestão para estruturar os organismos de promoção destas políticas, ampliar as ações de enfrentamento à violência, fortalecer a temática de gênero e incentivar a autonomia das mulheres no mercado.

A dona de casa Fátima Cunha Torres, moradora do Maiobão, um dos bairros visitados pela Carreta da Mulher Maranhense, vê com bons olhos a atuação itinerante. “É um serviço muito importante para nós, mulheres, fazermos nossos exames com comodidade. Nós sabemos que, quando a gente tem um problema, procuramos o SUS, mas temos dificuldade porque é muita gente. E a prevenção do câncer não espera. Por isso, é muito importante o trabalho da Carreta, que está trazendo a saúde até nós”, disse.

Os serviços podem ser utilizados por mulheres a partir de 18 anos, apresentando os seguintes documentos: comprovante de residência, cartão do SUS e RG.

Conscientização e fortalecimento

Este ano, o governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), promoveu uma série de projetos e campanhas destacando políticas e diversas iniciativas em defesa e apoio às mulheres.

No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o Estado realizou o Prêmio 15 Anos de Políticas Públicas para as Mulheres, que contou com parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). A premiação teve como objetivo incentivar a produção técnico-científica com artigos sobre igualdade de gênero, autonomia econômica das mulheres e combate à violência.

Foram premiados 10 artigos escritos por mulheres tendo como foco as temáticas: Igualdade de Gênero, Combate à Violência Contra a Mulher e Autonomia Econômica. Entre as premiadas estavam mulheres de São Luís e de outros municípios do estado, a exemplo de Imperatriz e Arari. Houve, ainda, homenagem a mulheres que desenvolveram ações importantes para o fortalecimento das políticas ao segmento.

Por meio do edital Mulheres Guardiãs, lançado em junho deste ano, 79 mulheres foram contempladas com auxílio financeiro e desenvolvimento das atividades voltadas às suas comunidades. O edital teve como foco disseminar conhecimentos sobre os direitos das mulheres para grupos de povos tradicionais, especificamente indígenas e quilombolas, além de ampliar a conscientização sobre o ciclo de violência a que estão submetidas estas mulheres.

Com o projeto Minha Escola Me Acolhe, a SEMU capacitou adolescentes do 9º ano da rede pública de ensino, que se tornaram multiplicadores da temática de gênero nas escolas em que estão matriculados. A capacitação ocorreu durante dois meses, com a participação de 200 estudantes.

Outro projeto importante desenvolvido em 2022 é o “Mulher Ativa: Qualificar para Empoderar”, que proporcionou capacitação profissional para mulheres de baixa renda e de baixa escolaridade, com fins a lhes garantir a autonomia financeira. Cerca de 600 mulheres foram beneficiadas pela iniciativa.

Nos festejos de São João, a SEMU promoveu várias atividades educativas e de conscientização, entre estas, a distribuição de materiais informativos, como panfletos com foco na prevenção e denúncia de crimes de importunação sexual. O tema trabalhado nas festividades desse período foi “Neste São João, nossa toada é o respeito: não é não!”. Foram disponibilizados canais de amparo a vítimas de importunação nos pontos de festividades.

Este ano, a campanha Agosto Lilás se pautou no tema “Viver sem violência é direito de toda mulher” e comemorou os 16 anos da Lei Maria da Penha, marcando o mês de enfrentamento à violência contra as mulheres.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário