TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

“Aqui a gente tem tudo o que precisa”, diz paciente atendida na ala materna do Hospital Regional de São Mateus


 

Para Janaína dos Santos, de 18 anos, mãe de Bárbara Valentina, de apenas seis dias de vida, o atendimento oferecido na ala materna do Hospital Regional de São Mateus é um grande diferencial. "Aqui a gente tem tudo o que precisa. Os funcionários estão sempre prontos para nos atender quando chamamos", relatou.

Inaugurado em 23 de agosto deste ano, o Hospital Regional de São Mateus compõe a rede de equipamentos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) entregues pelo Governo do Maranhão. A expansão faz parte do plano de ampliação e descentralização dos serviços ofertados pelo SUS no estado. A unidade dispõe de 50 leitos no total, sendo de clínica médica e cirúrgica. 

Desde o início das atividades, o equipamento hospitalar estadual já realizou 34.757 atendimentos, entre cirurgias, consultas multidisciplinares, urgência e emergência, internação, exames de imagem e laboratorial. Em setembro, o hospital realizou cirurgias oftalmológicas com procedimentos cirúrgicos de pterígio e catarata. 

No hospital, a ala materna conta com três quartos de pré-parto, parto e pós-parto (PPP), além de enfermarias do alojamento conjunto destinadas a receber mãe e bebê. Além disso, duas salas cirúrgicas e sala de reanimação neonatal. Até o momento, 121 partos foram realizados no hospital da rede da Secretaria de Estado da Saúde. 

À espera do segundo filho, Joana da Silva, de 35 anos, é natural de São Mateus e se diz ansiosa pelo nascimento da criança. "Eu tenho outro filho de 18 anos, então foi uma surpresa saber que estava grávida pela segunda vez. Estou achando tudo muito bom, desde a decoração ao atendimento. Não se compara em nada com as maternidades que conheço", elogiou. 

Carlos Brandão e Tiago Fernandes visitam hospital

O governador Carlos Brandão e o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, visitaram, nesta segunda-feira (26), o Hospital Regional de São Mateus. Na ocasião, a comitiva do governo participou das comemorações dos 61 anos de São Mateus com a inauguração de novos serviços públicos da rede municipal, como o Centro TEA+ para crianças até 12 anos. 

"São Mateus é uma cidade que tenho muito carinho e eu vejo aqui uma parceria entre Governo e Prefeitura que deu muito certo. Ao longo dos anos, temos fortalecido o trabalho conjunto com as gestões locais em todo o estado, visando sempre o bem-estar da população. No município, isso foi concretizado com a inauguração do Hospital Regional, atendendo aos anseios da população e da região", disse o governador Carlos Brandão.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, falou sobre a importância do fortalecimento da rede de saúde no Maranhão. "O hospital está inserido dentro da nossa rede materna e infantil, garantindo um espaço moderno, atendimento personalizado e centro cirúrgico para partos cesáreos. Nesta data muito feliz, quando celebramos os 61 anos da cidade, externamos também a nossa alegria pelos novos serviços entregues pela gestão local, como é o caso do Centro TEA+, destinado a atender crianças até 12 anos com o espectro autista oriundas da Atenção Primária", destacou. 

Hospital Regional

O Hospital Regional de São Mateus é referência para os municípios de Timbiras, Coroatá, Codó, Alto Alegre do Maranhão, Peritoró e São Mateus. Dentre as assistências ofertadas a população da cidade e região, estão consultas em especialidades como clínica geral, cardiologia, ginecologia obstétrica com pré-natal de alto risco, nefrologia e pediatria, e oferece exames de imagem como tomografia, raio-x, ultrassom e exames laboratoriais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário