TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Por Meio da SAF, centenas de comunidades rurais têm água de qualidade


 

O ano de 2022 foi marcado por investimentos e conquistas espalhados por todo o estado com foco no desenvolvimento da agricultura familiar. O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) vem executando projetos que garantem água de qualidade e combate a situações de pobreza no campo, socializando tecnologias que garantem a soberania dos homens e mulheres de comunidades rurais.

Em parceria com o Ministério da Cidadania, a SAF executa o programa Cisternas – Primeira e Segunda Água, que têm como objetivo a promoção do acesso a água para o consumo humano e produção de alimentos, por meio de tecnologias sociais simples e de baixo custo.

Agricultores familiares, comunidades tradicionais, indígenas, estudantes e população das zonas rurais têm sido beneficiados com este programa. Por meio das cisternas, as águas pluviais são coletadas de um telhadão, através de calhas, e armazenadas em uma cisterna, que se constitui em um reservatório cilindro e coberto.

Nas cisternas escolares, a água é destinada para o consumo dos alunos, professores e, ainda, preparo da alimentação escolar.

A diretora da Unidade Escolar Doutor Teixeira de Freitas, no município de Barreirinhas, Rosilena Caldas, que há mais de 10 anos coordena a escola, compartilhou a emoção que a cisterna representa, uma luta de toda a comunidade escolar.

“Entendemos que a água é um recurso essencial e, principalmente, aqui na escola, em que temos crianças que precisam de uma água de qualidade para consumo e alimentação. Ficamos extremamente felizes por esta ação do Governo do Maranhão que também contemplou outras comunidades daqui”, comentou Rosilena Caldas.

Neste ano, 73 Cisternas foram distribuídas em oito municípios maranhenses. Mais de 1.900 pessoas foram beneficiadas com água para consumo humano e produção de alimentos.

Além da tecnologia do programa Cisternas, a SAF construiu 16 Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água, que beneficiam mais de 500 famílias de 10 municípios do estado. 

Programa Água Doce

Outro projeto desenvolvido pelo Governo do Estado para garantir água de qualidade às populações do campo é o Programa Água Doce (PAD), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional, que visa a dessalinização da água.

Para o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Diego Rolim, a SAF tem atuado fortemente para garantir acesso às políticas públicas. "Estamos garantindo acesso à água a várias comunidades do estado do Maranhão com a entrega de Cisternas. Com as construções, estamos levando dignidade e benefícios para milhares de famílias do estado”, comentou. 

Recentemente, a SAF realizou a assinatura de contrato de prestação de serviço do PAD para efetuar a implantação de sistemas de dessalinização em 16 municípios do semiárido estado.

O valor global do contrato é de R$ 6.434.628,82, que vai beneficiar cerca de 1.105 famílias, por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação e gestão dos sistemas de dessalinização. Serão contemplados 16 municípios e o programa beneficiará agricultores familiares, comunidades quilombolas e assentados de programas dos governos Estadual e Federal.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário