TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Programas de Governo incentivam a recuperação e conservação ambiental


 

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), tem promovido importantes iniciativas com foco na conservação e recuperação ambiental e, também, na promoção da inclusão social e ambiental de jovens dos 217 municípios do estado.

Uma dessas ações é o Programa Maranhão Verde, iniciativa que, além de garantir a recuperação e conservação dos ecossistemas, busca promover cidadania, melhoria das condições de vida e a elevação da renda da população em situação de extrema pobreza através do empreendedorismo verde.

O primeiro projeto do Maranhão Verde foi executado no Parque Estadual do Mirador, por meio do Projeto Berço do Rio Itapecuru, e contou com a participação de 189 famílias do parque. A ação foi destinada a conservar e recuperar as nascentes e cursos dos rios Itapecuru e Alpercatas, localizados no interior do Parque Estadual do Mirador.

O programa também já foi levado ao Parque Estadual do Bacanga, com o projeto Florestas Protetoras de Mananciais, destinado à conservação e recuperação das matas ciliares e áreas de recarga do parque, com foco nas regiões do reservatório do Batatã e do Rio Prata.

Cidades como Santa Helena, Pinheiro, Penalva e Palmeirândia também são atendidas pelo Maranhão Verde, por meio do projeto Pró-Campos, beneficiando 400 famílias com o pagamento da bolsa verde, no valor de R$ 300.

Recentemente, o programa foi ampliado para os municípios de São Bento, Turilândia, Peri-Mirim, Mirinzal, Alto Alegre do Pindaré e Pindaré-Mirim, através do projeto Mais Conservação e Sustentabilidade, atendendo a 600 famílias dessas regiões.  

No total, o Maranhão Verde atua em dez municípios, beneficiando mais de mil famílias na região da Baixada Maranhense, ofertando capacitações técnicas e levando conhecimento técnico e socioambiental aos beneficiados.

“Eu gosto demais do programa. Eu tenho aprendido muita coisa. Antes eu plantava só as minhas coisas, mas agora, depois das capacitações com os plantios, eu tenho aprendido mais e gostaria que o programa pudesse continuar por mais tempo, porque ainda temos muito pra plantar aqui na baixada”, pontuou Veroiza Rodrigues Ferreira, que integra o programa em Pinheiro.

Agente Jovem Ambiental

Incentivar a participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do meio ambiente é um dos focos do Programa Agente Jovem Ambiental, que busca, também, promover a inclusão social e ambiental de jovens dos 217 municípios do Maranhão por meio de estímulos à participação em projetos socioambientais sustentáveis.

“O Agente Jovem Ambiental é um programa de grande valia, pois estimula o protagonismo de jovens maranhenses para a defesa do meio ambiente. Isto é, se foca e reúne duas questões — juventude e meio ambiente — que tem tudo a ver e que, uma vez juntas, só se pode obter um resultado: sucesso”, contou Marcelo Diniz, um dos jovens que fazem parte do programa.

Os jovens que participam do programa são beneficiados com capacitação nas políticas de desenvolvimento sustentável e educação ambiental, com a inclusão social e ambiental, o incentivo à participação na comunidade por meio de conscientização ambiental local e a qualificação profissional por meio de ações socioambientais.

“O programa, além de gerar renda aos participantes, também é uma ferramenta respeitável para se garantir suporte para a execução do Plano Estadual de Educação Ambiental do Maranhão, o PEEA/MA”, destacou o jovem Marcelo Diniz.

Desde março de 2021, quando foi criado, o programa vem capacitando cerca de dois mil jovens, entre 16 e 21 anos, com um alcance em todas as regiões do Maranhão, visto que todos os 217 munícipios do estado possuem Agente Jovem Ambiental em atividade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário