TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Avanços e expansão marcam rede estadual de saúde em 2022


A rede estadual de saúde no Maranhão recebeu, em 2022, investimentos que promoveram a continuidade da expansão dos serviços públicos à população. Ao longo do ano, vários equipamentos foram inseridos na rede estadual de saúde, entre eles, a 2ª Etapa do Hospital da Ilha; a 1ª Etapa do Hospital Regional de Açailândia; a Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (FEME); o Hospital de Traumatologia e Ortopedia e a Unidade de Especialidades Odontológicas (Sorrir); a Policlínica de Caxias; o Hospital da Criança de Presidente Médici; o Hospital Regional de São Mateus; e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), de Imperatriz.

“A transformação da política social começou com o ex-governador Flávio Dino e teve continuidade com o governador Carlos Brandão em vários setores, tanto na entrega de unidades de saúde, como na prestação de serviços e também inovações dentro do SUS no Maranhão”, disse o gestor.

Os equipamentos vêm mudando a vida da população dessas regiões, a exemplo do agente de saúde pública, Jean Melo, de 45 anos, que, em decorrência de um problema renal, precisou ser internado no Hospital Regional de Açailândia. Ele, que é morador da cidade, destacou a importância de uma unidade de saúde desse porte para o atendimento da população. “A equipe foi muito atenciosa, e hoje estou bem melhor. O atendimento é de excelente qualidade e o ambiente é agradável. A abertura do Hospital Regional de Açailândia foi um grande avanço para as oito cidades que compõem a nossa regional. Hoje não precisamos mais buscar atendimento em outras regionais de saúde”, comentou o paciente Jean Carlos.

Novos serviços também foram implantados, como o Centro Cirúrgico do Hospital de Cuidados Intensivos (HCI) e o serviço de neurologia na unidade; tomógrafo no Hospital Municipal de Codó; ortopedia no Hospital Regional Dr. Kleber Carvalho Branco, em Pedreiras; hemodiálise no Hospital Regional de Carutapera; ortopedia e pré-parto no Hospital Regional Alarico Pacheco, em Timon; Sorrir Móvel Coroatá; área de recreação externa da Casa Ninar; início do serviço de diagnóstico para Monkeypox no Lacen; nova ala materna do Hospital Regional Materno Infantil; e serviço de telemedicina para atendimento de casos da Monkeypox.

Além disso, em parceria com as gestões municipais, foram realizadas as reformas e entregas de 17 Hospitais Municipais nas cidades de Pastos Bons, Lajeado Novo, São Domingos do Azeitão, São Vicente Férrer, Turilândia, Pedro do Rosário, São Francisco do Brejão, Codó, Porto Franco, Alto do Parnaíba, Duque Bacelar, Itinga do Maranhão, Montes Altos, Paraibano, Sucupira do Norte, Colinas e Santa Rita.

O aumento do número de Hospitais Regionais também possibilitou o aumento do número de procedimentos eletivos. Até o final do mês de novembro, foram mais de 75 mil cirurgias realizadas, sendo mais de 20 mil cirurgias oftalmológicas. A previsão é que, até o final do ano, seja alcançada a marca de 80 mil procedimentos realizados.

Planejamento para 2023

O processo de ampliação da Rede de Saúde também continuará em 2023, com a entrega de novas unidades, entre elas, a Policlínica de Ribamar, o CAPS AD do João Paulo, o TEA adolescente na Cohab, outros hospitais e policlínicas nas regionais que ainda não contam com esses equipamentos.

“De toda rede estadual de saúde em funcionamento no Maranhão, 85% é custeada com recursos do Tesouro Estadual; apenas 15% do custeio vem de recursos federais. E essa é uma pauta que temos discutido em Brasília, o aumento da média per capita de alta complexidade do nosso estado. O governador Carlos Brandão tem mantido o diálogo em Brasília para que possamos atualizar essa per capita”, afirmou.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário