TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Governo amplia cursos de Ensino Superior em todo Maranhão


 

Em outubro de 2022 o governador Carlos Brandão e o reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Costa, assinaram o termo de execução para a construção do Centro de Ciências da Saúde, que abrigará o curso de Medicina do Campus Paulo VI, prédio da UEMA, em São Luís. Na ocasião, eles fizeram o lançamento da pedra fundamental da construção do prédio do curso.

O prédio terá a capacidade de garantir até 50 alunos por semestre letivo, com o total de 100 vagas por ano. A previsão é de que a primeira turma seja ofertada a partir de 2024. A obra fará parte do Centro de Ciências da Saúde do Campus Paulo V e é gerenciada pela Secretaria de Infraestrutura. O primeiro curso de graduação a ser ofertado no novo Centro será Medicina Bacharelado.

Segundo o governador Carlos Brandão, a obra é um marco na história do Maranhão. “Vivemos um marco na história da UEMA, o início da construção dessa obra que vai dar a oportunidade ao filho do trabalhador, ao filho das pessoas mais humildes de ter acesso a faculdade de Medicina de forma gratuita e ter uma educação de qualidade. Estamos abrindo democraticamente a oportunidade para que todos possam ter acesso a essa universidade por meio da meritocracia”.

Para o reitor Gustavo Costa, a inauguração reflete o compromisso do governo e da UEMA com a educação e a saúde dos maranhenses. “Hoje é mais uma semente plantada aqui na UEMA, um pontapé inicial para esse investimento do Governo do Estado na construção do complexo das Ciências da Saúde que vai abrigar o curso de medicina”, disse o reitor. 

UEMASUL

Atualmente são oferecidos 23 cursos de graduação da UEMASUL. Desde que a universidade foi oficializada, o número de cursos aumentou em 35%. No início eram apenas 17 cursos de graduação. Ao todo, 1040 novas vagas foram criadas com os cursos de Engenharia Agronômica, em Estreito; Letras em Estreito; Ciências Naturais em Estreito; Medicina em Imperatriz; Pedagogia em Açailândia; Direito em Açailândia e implementação do programa Caminhos do Sertão.  

Caminhos do Sertão

O Programa de Formação de Professores, Caminhos do Sertão oferta os cursos de licenciatura em Matemática, Letras, Ciências Biológicas, Geografia e Pedagogia, em unidades avançadas da UEMASUL nas cidades de: Porto Franco, Itinga, Vila Nova dos Martírios e Amarante. O programa possui vestibular único realizado a cada 4 anos e promoveu em 2022 o primeiro processo seletivo.

Medicina UEMASUL

O curso de Medicina em Imperatriz é ofertado na modalidade bacharelado, com duração de 6 anos e oferta anualmente 40 vagas aos estudantes. A primeira turma começou no ano de 2020.

“O curso foi criado para que o estudante maranhense tivesse mais facilidade de acesso a um curso público e para melhorar cobertura médica no Maranhão, que tem o menor número de médicos por habitantes do Brasil. Para a nossa região, que tem presença de doenças de cunho social e socioambiental, como a hanseníase, o curso é primordial, pois foi criado numa perspectiva preventiva para trabalhar o bem-estar da população e combater as mazelas ainda presentes”, afirmou Lucilea Gonçalves, reitora da UEMASUL. 

Atualmente as aulas do curso de Medicina acontecem no prédio II do campus Imperatriz, localizado na rua Godofredo Viana. O prédio foi adquirido pelo Governo do Estado em 2021, passou por reformas e adequações, e em 2022 passou a hospedar o Centro de Ciências da Saúde. O curso conta com estrutura 9 laboratórios, 1 ambulatório e 6 salas de observação.

“O curso mudou a minha vida não só pelo aprendizado acadêmico, mas trouxe novas visões de mundo, e que além da medicina, as vidas e as pessoas são os maiores valores que existem. A minha maior expectativa é que eu possa executar todos os meu conhecimentos e devolver pra a comunidade, pois é uma região que necessita de um atendimento técnico e humanizado”, disse o estudante Johnatha Oliveira, do 5o período de Medicina na UEMASUL. 

Tecnologia e Inovação

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) criou projetos como o “Estações Tech”, “Programa Trilhas” e o “Parque Tecnológico”. As estações Tech são centros descentralizados de capacitação em inovação tecnológica. Os espaços funcionam como um ambiente de inclusão digital e promotor de inovação. Nos locais são realizadas capacitações e oficinas.

Em São Luís, as estações Tech acontecem nos bairros da Jordoa, João de Deus, Sol e Mar, Vila Bacanga, Vila Ariri, Maracanã, Itapera, Residencial Nova Vida, Forquilha. Os municípios de Paço do Lumiar, Primeira Cruz, Imperatriz, Cururupu, São Vicente Ferrer, São José de Ribamar, Santa Luzia do Paruá, São João Batista, Serrano do Maranhão, Mirador, também possuem as estações Tech. 

Já o Programa Trilhas, do Inova Maranhão, é um ciclo de capacitação com conteúdo técnico e 100% on-line. É um programa de formação técnica e empreendedora e visa estimular a renda, a complexidade
técnica das empresas e a capacidade executora das startups do estado.

A primeira edição do programa contou com 3 opções de trilhas: Programação (fullstack), Design e Experiência, Ciência de Dados, onde 100 jovens de 18 municípios foram beneficiados: o resultado foi cem por cento de empregabilidade. 

A previsão é a de que a segunda edição do Programa Trilhas tenha 1000 vagas distribuída em dois semestres. As trilhas serão: Programação de Sites (front-end), Programação de Sistemas (back-end),
Programação de Jogos, Design Experiência do Usuário, Ciência de Dados e Carreiras.

Já o Parque Tecnológico Renato Archer, localizado no Centro Histórico de São Luís, teve suas atividades iniciadas em 2018 com a inauguração do Casarão Tech Renato Archer. 

Integram o Parque Tecnológico a própria Secti com dois hubs de inovação - Casarão Tech Renato Archer e o Locomotiva Hub -, a empresa de telecomunicações MAXX (TVN), a empresa fornecedora de energia Equatorial, a empresa Alumar, o Sistema FIEMA por meio de unidade do SESI, e as instituições de ensino: IFMA, IEMA, UFMA e UEMA, e, o SEBRAE-MA.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário