TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Governo realiza primeira cirurgia guiada no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos

O Arco Cirúrgico pode reproduzir a imagem do local a ser operado, de forma dinâmica e em tempo real. (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado realizou, na última semana, a primeira cirurgia guiada pelo equipamento Arco Cirúrgico no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos. O aparelho foi utilizado no tratamento de fratura de Acetábulo e retirada de corpo estranho (fragmentos de projéteis) intra-articular do quadril esquerdo do paciente. A unidade é administrada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).  

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, explica que a inovação na unidade é reflexo do empenho do governo para modernizar os procedimentos na rede estadual de saúde. “Estamos trabalhando muito para que as melhorias realizadas na rede estadual de saúde impactem positivamente na vida dos maranhenses. Muito já avançamos e a determinação do governador Carlos Brandão é avançarmos ainda mais”, disse o secretário. 

O Arco Cirúrgico pode reproduzir a imagem do local a ser operado, de forma dinâmica e em tempo real. Além de diminuir o tempo, o instrumento possibilita que o médico monitore todo processo, agindo de forma eficaz em eventuais correções. Ele é formado por arco montado sobre rodas, tubos de raio-X, junto com sistema de monitores e suporte móvel através da geração de imagens digitais cirúrgicas.

“A utilização do arco otimiza a cirurgia e mostra em tempo real a área que vai ser abordada cirurgicamente, sendo mostrado em tempo real por monitor, possibilitando ao cirurgião desenvolver suas atividades, além de reduzir riscos invasivos”, relatou o coordenador do centro cirúrgico, Wesllen Castro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário