TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Em 2022, Estado contabiliza mais de 12 mil atendimentos realizados pelos novos equipamentos da rede de saúde na assistência pediátrica


O ano de 2022 foi marcado pela continuidade da expansão dos serviços de saúde pelo governo do Estado. Na assistência pediátrica, os avanços da Secretaria de Estado da Saúde (SES) com os novos equipamentos entregues possibilitaram um aumento de mais de 12 mil atendimentos neste ano. Os pequenos maranhenses foram contemplados com novos leitos, inauguração de unidades, fortalecimento da equipe, dentre outras ações que ampliaram o acesso aos serviços. 

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou os avanços na área. “Um grande ganho para a saúde do estado foi a implementação de 12 leitos de UTI no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos e mais 11 leitos de UTI pediátrica no Hospital da Ilha. Além disso, a gente também inaugurou o Hospital da Criança de Presidente Médici e 30 leitos de UTI Neonatal nas regiões de Timon, Pinheiro e Santa Inês”, ressaltou.

A rede de UTI Neonatal também foi expandida, neste ano. Os Hospitais Regionais Dr. Alarico Nunes Pacheco, em Timon; da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro; e o Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, foram contemplados, cada um, com 10 leitos de UTI Neonatal. Desde a entrega desses novos equipamentos, as três unidades foram responsáveis por mais de 300 internações em UTI Neonatal.

Entre janeiro e outubro de 2022, o número de atendimentos da rede de assistência pediátrica alcançou a marca de 300 mil. A rede é formada por mais de 50 unidades oferecendo o serviço na capital e no interior do Maranhão.

Hoje, a rede estadual conta com quatro unidades especializadas no atendimento pediátrico: o Hospital da Criança de Presidente Médici, inaugurado em junho deste ano, a Policlínica da Criança, entregue em março, o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, na capital maranhense, e o Hospital da Criança de Colinas. O serviço também é oferecido na rede ambulatorial e de emergência.

Atendimento

“Desde que a gente chegou, fomos bem atendidos, meu filho foi bem assistido e estou sendo muito bem cuidada. As enfermeiras estão avaliando ele o tempo todo e isso para mim é um carinho muito grande”, relatou Ozeane Marques da Silva, 30 anos, mãe de Lorenzo Benjamim Silva, de apenas três meses, e que está sob os cuidados da equipe do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís.

Desde sua gravidez, Ozeane fez todo o pré-natal e acompanhamento na rede do Estado, na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA). Ainda durante a gestação, ela descobriu o diagnóstico de hidronefrose (dilatação do rim) do Lorenzo. 

Após cirurgia, ele foi encaminhado para o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, onde seu quadro está sendo avaliado e Ozeane está recebendo orientações de como lidar com a ureterostomia (exteriorização dos ureteres) do filho. “Ele tem que tomar remédio para a pressão, então as enfermeiras me ajudam a aprender cada dia mais um pouco”, contou a mãe.

Esta relação de confiança e colaboração entre os profissionais de saúde e as mães é parte do protocolo de atendimento. “Quando o colaborador novo chega, eles passam por um treinamento de pelo menos uma semana com o NEP [Núcleo de Educação Permanente], no qual eles recebem orientações sobre a assistência pediátrica e também sobre o cuidado humanizado”, explicou a enfermeira Ana Rafaela Fonseca, coordenadora da Clínica Cirúrgica da unidade.

Avanços

O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos é referência na assistência pediátrica. Com uma equipe multiprofissional, o hospital oferece atendimento materno-infantil, na faixa de zero a 14 anos, com atendimentos em pediatria clínica, UTI pediátrica e neonatal, neonatologia e cirurgia geral infantil. 

A unidade foi contemplada com mais 12 leitos de UTI pediátrica, com a ampliação do quadro de cirurgiões, além da implantação do Time de Acessos Vasculares, que aumentou os números de Passagem de Cateter Central de Inserção Periférica (PICC), procedimento que proporciona mais conforto e segurança ao paciente. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua.

De acordo com o secretário adjunto de Atenção em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Carlos Vinícius de Araújo, a gestão tem se mobilizado para dar mais qualidade no atendimento pediátrico no Maranhão. “Então a gente tem ampliado as cirurgias por vídeo, para que esses pacientes tenham cirurgias menos invasivas. Também temos ampliado a quantidade de especialidades para o atendimento dessa população, levando em consideração as faixas etárias para que elas possam ser atendidas de forma global”, disse.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário