Promover
e consolidar os destinos do Maranhão como produto turístico de grande
potencial nacional e internacional. Com esse objetivo, a Secretaria de
Estado do Turismo (Setur-MA), através da Superintendência de Promoção,
Marketing e Eventos, realizou várias ações promocionais dos destinos
turísticos maranhenses, em 2022.
Ao
longo do ano, a Setur, por meio da Superintendência de Promoção,
Marketing e Evento, participou de 7 feiras e eventos, com o intuito de
promover e apoiar a comercialização do destino no mercado nacional,
internacional, totalizando um investimento de aproximadamente de R$ 710
mil.
Os
eventos deram visibilidade para cerca de 40 mil participantes, entre
agentes de viagem, operadoras de turismo, companhias aéreas, órgãos
oficiais de turismo, mídia especializada e público consumidor final.
A
10° edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA),
realizada no mês de maio, no Pará, foi o primeiro evento do ano que a
Secretaria Estadual de Turismo participou, através de um estande
institucional onde cerca de 3 mil visitantes puderam conhecer as belezas
dos destinos maranhenses durante o evento, com a divulgação de material
promocional, com destaque para os Polos turísticos maranhenses. A
participação no evento ocorreu sem custos para Governo do Estado.
Com
investimento de mais de R$ 70 mil, a Superintendência de Promoção da
Setur esteve presente na 10° edição da BNT Mercosul 2022, em Balneário
Camboriú, também no mês de maio, e capacitou mais de 400 agentes de
viagem de diversos lugares do sul do Brasil e de países do Mercosul
(Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile) com treinamentos sobre os
roteiros dos principais destinos turísticos maranhenses.
A
Secretaria de Estado do Turismo teve participação de destaque também na
4ª edição da Expo Indústria Maranhão, realizada no Multicenter Negócios
e Eventos, no Cohafuma.
A
Setur ocupou um espaço de 110 metros quadrados chamado “Pavilhão do
Turismo”, que contou com estandes para a exposição de artesanato,
comidas típicas e divulgação de material promocional dos principais
destinos dos polos turísticos maranhenses.
Encerrando
o mês de maio, a Secretaria Estadual de Turismo esteve na 18ª edição da
Agrobalsas que, além do Espaço de Negócios, também ocupou o Pavilhão de
Artesanato, com a emissão do passaporte da Chapada das Mesas, exposição
e comercialização de artesanato e ações promocionais do destino como
alguns das ações de destaque durante a semana do evento.
Considerado
o mais importante evento do segmento turístico voltado para agentes de
viagens do Brasil, a Road Show Mercados e Eventos, a Setur também marcou
presença nas edições realizadas em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de
Janeiro e Campinas, e capacitou mais de 200 agentes de viagens sobre o
“Maranhão, Terra de Encantos”. Os investimentos do Governo do Estado
foram de R$ 150.000,00.
Em
setembro, representantes da Secretaria de Turismo e do trade turístico
maranhense participaram da 49ª edição da ABAV Expo 2022, realizada em
Pernambuco. A Setur capacitou mais de 70 agentes de viagens durante o
evento. Os investimentos para a participação no evento ultrapassaram R$
150 mil.
No
início de novembro, a Setur participou do Festival de Turismo de
Gramado (Festuris), maior feira do sul do país e que já faz parte do
calendário de promoção turística da Superintendência de Promoção,
Marketing e Eventos, com investimentos de mais de R$ 76 mil.
Em
um estande de 20m² todo decorado com as belezas do estado, os
visitantes puderam degustar produtos típicos e receberam kits
promocionais.
Ainda
no mês de novembro, as participações em feiras da Secretaria de Estado
do Turismo encerraram na 5ª edição do Salão de Turismo da Rota das
Emoções, que aconteceu pela primeira vez em São Luís, no Multicenter
Negócios e Eventos.
Na
ocasião, a Setur-MA divulgou os diversos atrativos turísticos do estado
com a distribuição de material promocional e também no intercâmbio com
outras praças turísticas. Além disso, a Secretaria participou de uma
mesa redonda como exemplo de gestão pública no setor.
Em
outubro, a equipe técnica da Superintendência de Promoção visitou mais
de 120 agências de viagens em seis cidades portuguesas: Lisboa, Porto,
Braga, Coimbra, Ponta Delgada (região de Açores) e Albufeira (Algarve).
Na ocasião, foram realizadas capacitações de agentes de viagens com o
objetivo de comercializar os destinos maranhenses e o pacote do voo
charter interligando Portugal ao Maranhão em dezembro.
Anúncio de destino turístico em aeroportos
Os
painéis eletrônicos dos aeroportos das cidades de Belém, Fortaleza,
Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo veicularam banner
promocional dos Lençóis Maranhenses.
Viabilizado pelo Governo do Maranhão, a propaganda foi veiculada durante o mês de outubro.
A
escolha estratégicas dos aeroportos para veiculação do anúncio tem como
motivo o grande fluxo diário de turistas brasileiros e estrangeiros
nesses locais, atrativo importante para ampliar a divulgação das belezas
e dos destinos turísticos maranhenses.
Documentário “Nas Ondas dos Lençóis”
Lançado
em março de 2022, o documentário foi idealizado por meio de uma
parceria entre a Setur e a Federação Maranhense de Surf (Femasurf), que
possibilitou a filmagem de um circuito de surf no litoral maranhense,
entre Santo Amaro e Barreirinhas, por representantes do Brasil na elite
do surf mundial (WSL).
Produzido
pela Scult Produções, o documentário tem 45 minutos de duração com
imagens do cinegrafista de surf Renato Tinoco e o deslumbrante cenário
dos Lençóis Maranhenses.
Na
ocasião, a exibição especial foi organizada pela Femasurf e a
Superintendência de Promoção e Marketing da Setur e disponibilizada de
forma gratuita para o público do surf, trade turístico e demais
autoridades, em uma das salas de cinema do São Luís Shopping.
O documentário também foi exibido pelo canal OFF e no Festival de Cinema de Surf de Portugal.
Pacto pelo Turismo
Em
maio de 2022, com o objetivo e esforço coletivo com toda a cadeia
produtiva do turismo maranhense de aumentar a autoestima, incrementar o
turismo interno e externo, a Secretaria de Turismo lançou o pacto Todos
Pelo Turismo que, na ocasião, foi apresentada pelo secretário estadual
de Turismo, Paulo Matos, ao trade na 1ª reunião do Conselho Estadual do
Turismo.
Durante
a cerimônia de lançamento foi apresentado o vídeo institucional sobre o
tema e realizada a assinatura dos termos de cooperação técnica com a
Fecomércio, IEMA, IFMA e Sebrae.
Foi
apresentada também ao segmento turístico a proposta de fusão dos Polos
Lençóis & Delta das Américas em um único Polo, que passou a ser
chamado Polo Lençóis & Delta. Na ocasião, também foi apresentado o
novo polo do Mapa do Turismo do Maranhão, o Polo Sertão Maranhense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário