TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sábado, 31 de dezembro de 2022

Governo do Maranhão amplia rede hospitalar e ambulatorial em 2022 e gera mais de 7.700 empregos


 

A expansão da rede hospitalar e ambulatorial realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), alcançou 17 unidades entregues neste ano de 2022 e proporcionou a contratação de mais de 7.700 profissionais.

Hospital Regional de São Mateus, inaugurado em 23 de agosto deste ano, também contribuiu para ampliação da contratação de profissionais e a melhoria do atendimento da população. São 50 leitos no total, com leitos de clínica médica e cirúrgica.

A enfermeira da ala obstétrica do hospital, Ellen Castro, foi uma das profissionais beneficiadas pela expansão da rede estadual. “Enquanto cidadã, posso dizer que a cidade e a região ganharam um presente. Para mim esse presente foi mais especial. Além do emprego, a gente pode fazer o que ama e ver a recompensa desse trabalho que é a população feliz e a satisfação das gestantes atendidas pelo hospital”, compartilhou.

Também no Hospital Regional de São Mateus, o assistente de recepção do setor de Atendimento Ambulatorial, Wanderson Lopes, disse que esse foi o seu primeiro emprego de carteira assinada depois de 12 anos fora do mercado de trabalho. “Antes, eu atuava com vendas e nesse tempo todo nunca tive a carteira assinada. Por isso esse emprego é sinônimo de segurança”, afirmou.

Na rede hospitalar, a ampliação promovida pelo Governo do Estado entregou à população estruturas como os 12 novos leitos pediátricos no Hospital Dr. Juvêncio Mattos, a inauguração da Maternidade de Paço do Lumiar e a ampliação da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA). Também foram entregues leitos de UTI Neonatal nos hospitais Regionais de Timon e Pinheiro, bem como no Macrorregional de Santa Inês, entre outras.

Além dessas unidades, teve a ampliação de especialidades do Hospital da Ilha e a nova ala materna no Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz. Somente em Caxias, foram inaugurados um Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO), uma unidade da Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (Feme), Unidade Sorrir e Policlínica.

“O nosso compromisso é cuidar da população em suas necessidades. Neste sentido, não temos medido esforços para ampliar a rede de saúde e capacitar os nossos profissionais para que, quando estiverem em serviço, possam acolher prezando sempre pelo respeito e a dignidade humana”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Mais expansão

No quesito assistência ambulatorial, o Governo do Estado criou o sistema de policlínicas, que além de promover descentralização de especialidades médicas e a oferta de exames de imagem, permite maior integração entre as unidades da rede estadual e municipal. Em 2022, a rede de policlínicas do estado chegou ao quantitativo de 17 equipamentos com as unidades de Codó, de São Bento, mais duas unidades de São Luís, que são a da Criança e a do Coroadinho, entre outros.

Ainda na capital, a população da Grande Ilha foi beneficiada com seis novos ambulatórios. Quatro deles foram destinados a pessoas com Síndromes Gripais, instalados no Hospital Dr. Genésio Rêgo, Policlínica Coroadinho, Escola Saúde Pública e no Hospital da Ilha. Obedecendo às diretrizes do SUS em garantir saúde para todos, o governo inaugurou o Ambulatório de Pessoas Trans “Sabrina Drumond” na Policlínica do Cohatrac, o ambulatório para ostomizados no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), o Ambulatório Cirúrgico no Hospital de Cuidados Intermediários (HCI) e o Ambulatório de Consultas no Sorrir de São Luís.

Para o secretário adjunto de Atenção à Saúde da SES, Carlos Vinícius Ribeiro, o SUS do Maranhão vivencia um momento de avanços significativos. “São quase oito mil profissionais contratados. Isso evidencia que temos trilhado o caminho correto, representando um grande passo para a saúde pública estadual”, destacou.

A população da terceira idade de São Luís e Imperatriz e região também foi beneficiada com a inauguração de unidades do Centro da Pessoa Idosa. Dos serviços especializados, foram entregues o de Neurologia no Shopping da Criança de São Luís, de Ortopedia no Hospital Regional de Pedreiras, de Ortopedia e Oncologia em Timon, de Fisioterapia para gestantes da Região Tocantina na Policlínica de Santa Inês e atendimentos em Neurocirurgia no HCI.

A assistência oncológica também recebeu investimentos da gestão estadual. Em 2022 foi realizada a expansão do setor de Radioterapia do Hospital do Câncer Aldenora Bello com dois novos aceleradores lineares, zerada a fila por Radioterapia no Maranhão, executadas consultas especializadas e cirurgias pediátricas no Hospital São Domingos.

Em 2022, o Governo do Maranhão também manteve o enfrentamento ao vírus da Covid-19 em parceria com os municípios. Para isso, executou estratégias como Dose Premiada, Arraial da Vacinação contra Covid-19 e Influenza, Drive-Thru de Testagem de Covid-9, entrega de 670 mil testes rápidos de Covid-19, campanha de incentivo à vacinação, ampliação dos pontos de testagem. No aspecto da imunização, houve a chegada e distribuição da Pfizer Baby, da Campanha de Multivacinação em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e FUNAC, além da Campanha de Vacinação “O meu time é o da vacina”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário