TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Pacientes do Hospital de Câncer do Maranhão participam do projeto Cinema nas Enfermarias

 


 O projeto “Cinema nas Enfermarias” é garantia de entretenimento, proporcionando momentos lúdicos e de bem-estar para os pacientes. Realizado semanalmente pelo Hospital de Câncer do Maranhão, a iniciativa tem como foco os pacientes com quadro clínico estabilizado e que seguem em tratamento oncológico de longa permanência na unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O paciente Silas Aguiar, de 28 anos, está em tratamento desde o mês de agosto deste ano e aprovou a realização do projeto. “É algo muito bom e que nos ajuda a abstrair um pouco o ambiente e o tratamento. Os atendimentos todos são muito bons e os profissionais nos recebem de forma atenciosa também”, comentou.

Idenner Torres, de 52 anos, contou que a iniciativa ajuda na melhora da qualidade de vida. “É muito importante ter um entretenimento como esse, principalmente para quem está nas enfermarias, pois serve como forma de lazer entre um tratamento e outro”, destacou o paciente assistido na unidade. 

Criado em 2016 pelo Núcleo de Terapia Ocupacional, o “Cinema nas Enfermarias” busca ser uma ferramenta voltada para reduzir os impactos da hospitalização. Por meio de filmes exibidos em sessões de cinema dentro dos leitos de enfermaria, o objetivo é inspirar e encorajar os pacientes de longa permanência com mensagens de superação e esperança. 

“Pelo fato de alguns pacientes ficarem muito tempo hospitalizados, buscamos transformar o ambiente em uma extensão do lar de modo que a pessoa se sinta acolhida. Neste sentido, a iniciativa auxilia no processo de tratamento, pois a partir do momento em que promovemos envolvimento e bem-estar, estão também impactando positivamente na resposta terapêutica que será utilizada”, explicou o diretor administrativo do Hospital de Câncer do Maranhão, Fábio Castro.

A estratégia é realizada pelo menos uma vez por semana. A coordenadora de Recursos Humanos e membro da Comissão de Humanização, Alina Rocha, reforçou o papel do projeto no tratamento dos pacientes. "É um momento em que paciente e acompanhante podem relaxar, pois sabemos que o tratamento é difícil. Portanto, o projeto ajuda a criar uma rotina que esteja mais próximo do normal, mostrando que existe vida para além do tratamento contra o câncer", disse.  

O Hospital de Câncer do Maranhão integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é referência em tratamento oncológico de alta complexidade do SUS no estado. O hospital oferece aos pacientes assistência nas áreas de internação, cirurgia, exames, tratamento quimioterápico e serviço ambulatorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário