TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sábado, 31 de dezembro de 2022

Mais Pescado combate a insegurança alimentar e garante comida na mesa a milhares de maranhenses em 2022


 

“Tem muita gente desempregada, sem ter como se alimentar direito. Na minha casa mesmo, somos cinco pessoas e uma só trabalha. As sacolas de peixe que recebi vão ajudar na alimentação de todos”. O depoimento é da dona de casa Ana Amélia Pereira, uma das milhares de maranhenses que já foram beneficiadas com o programa Mais Pescado, uma das iniciativas estaduais para combater a insegurança alimentar no Maranhão. 

De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), que iniciou a execução do programa, até o primeiro semestre de 2022, o Mais Pescado já havia entregado mais de 200 toneladas de pescado, somente na Grande Ilha de São Luís. 

“A falta de ter o que comer é um drama real para milhões de brasileiros. Aqui no Maranhão nós encaramos o problema e estamos trabalhando muito desde 2015 para mudar a realidade
para melhor”, disse o governador reeleito Carlos Brandão, destacando programas como o Mais Pescado no combate à fome, fantasma que voltou a assombrar o Brasil nos últimos anos.

Dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (PENSSAN), divulgados no último mês de setembro, apontam que a insegurança alimentar no país cresceu, com mais da metade da população brasileira - 125 milhões de pessoas - vivendo em algum grau de insegurança alimentar em 2022. 

O Mais Pescado foi realizado inicialmente em duas etapas, sendo a primeira no mês de dezembro de 2021, e a segunda edição de janeiro a março de 2022. Segundo a Sagrima, somente até março deste ano, 76.077 famílias de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar já haviam sido beneficiadas com os pescados. 

“Quantas pessoas já não foram beneficiadas com isso? Pessoas que talvez sequer tomaram café hoje com seus filhos”. A fala é de Felipe dos Santos, outro maranhense beneficiado com o Mais Pescado. 

Dados da Sagrima indicam que um total de 303.000 quilos de peixes foram distribuídos em 230 bairros somente nos municípios da Ilha de São Luís, com 101.077 famílias favorecidas nas duas primeiras etapas do programa.

Kit Pesca

Além do enfrentamento direto à insegurança alimentar, a Sagrima também direcionou ações em incremento à produção pesqueira, como o Kit Pesca. O Governo do Estado disponibilizou ao longo de 2022, equipamentos para pesca fomentar a cadeia produtiva, auxiliando pescadores artesanais do Maranhão, com melhores condições de trabalho e elevação do quadro econômico-social.  

Focados no emprego de técnicas sustentáveis, o Kit Pesca é composto de barco de alumínio - acompanhado de um motor para pesca artesanal (conhecido como motor de rabeta) - caixas térmicas, coletes salva-vidas e redes de pesca. Pescadores de mais de 40 municípios maranhenses já foram contemplados com um Kit Pesca.  

“Eu não tinha condição de comprar. Já tem a canoa, então, né? Eu precisava muito desse motor [para pesca] e ele chegou na hora certa”, disse o pescador Jonas Ferreira, que recebeu um motor para canoa de pesca artesanal em fevereiro deste ano. 

Em 2022, o Governo do Maranhão também doou a municípios diversos equipamentos de monitoramento da qualidade de água, fábricas de gelo e entregou mais de 22 mil kg de ração para dezenas de municípios maranhenses, atendendo demandas de Secretarias Municipais, Associações e Sindicatos de aquicultores. 

Pescadores dos seguintes municípios já foram beneficiados com Kits Pesca:

Alcântara
Anajatuba
Anapurus
Araguanã
Axixá
Bacuri
Balsas
Bom Jardim
Cachoeira Grande
Cajapió
Cantanhede
Carutapera
Codó
Conceição do Lago-Açu
Cururupu
Cândido Mendes
Estreito
Formosa da Serra Negra
Fortuna
Grajaú
Guimarães
Igarapé do Meio
Joselândia
Lago Verde
Loreto
Matões do Norte
Miranda do Norte
Morros
Nova Iorque
Paço do Lumiar
Penalva
Pinheiro
Porto Rico do Maranhão
Poção de Pedras
Presidente Juscelino
Primeira Cruz
Raposa
Rosário
Santa Luzia
São Luís
Serrano do Maranhão
Tutóia
Viana
Vitória do Mearim

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário