Apesar
da crise nacional e da ressaca econômica herdada do período mais
rigoroso da pandemia de Covid-19, o Maranhão tem números importantes
para comemorar quando o assunto é emprego e renda.
De
acordo com os últimos dados divulgados pelo novo Cadastro Geral de
Empregados e Desempregados (Caged), no acumulado de 2022, o estado
contabilizou a criação de 45.843 novos empregos de carteira assinada.
Ainda de acordo com o novo Caged - dispositivo do Ministério do Trabalho
e Emprego para acompanhar a situação da mão de obra formal no Brasil -,
o Maranhão obteve a maior alta proporcional da região Nordeste
(8,731%), no acumulado do ano até novembro de 2022.
“Em
termos proporcionais, somos um dos estados do Nordeste que mais gerou
empregos, além de estar entre os estados brasileiros com mais empregos
com carteira assinada. Isso mostra que os investimentos realizados foram
bem aplicados e é assim que vamos continuar”, disse o governador Carlos
Brandão, durante entrevista a uma TV.
Retomada da produção de alumínio e Porto do Itaqui
Além
dos investimentos públicos em obras, que ajudaram a estimular o setor
da construção civil, o bom resultado também pode ser computado a dois
fatores: a retomada da produção de alumínio e o bom volume de
movimentação de cargas via Porto do Itaqui.
Em
abril deste ano, o Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar), gerido
pela companhia americana Alcoa Corporation, retomou as atividades de
transformação da alumina em alumínio metálico. A unidade produtiva da
Alumar especializada nesse ramo da produção estava com as atividades
suspensas desde 2015, devido ao alto custo das tarifas de energia
elétrica no Brasil.
Outro
possível vetor para o crescimento da geração de empregos formais este
ano foi a grande movimentação de cargas registradas em 2022 no Porto do
Itaqui. Administrado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária
(EMAP), o Porto do Itaqui teve em junho de 2022 um marco histórico na
movimentação mensal de cargas.
Com
3.403.059 toneladas de cargas movimentadas nesse período, o Itaqui
superou o recorde mensal anterior, conquistado em abril de 2021,
correspondente a 3.401.941 toneladas. O volume de granéis sólidos foi o
destaque do mês, chegando a um total de 2.405.303 toneladas e 6% acima
da movimentação de abril do ano passado. “A previsão é fechar 2022 com
mais de 33,5 milhões de toneladas de cargas movimentadas, volume inédito
na história do porto público do Maranhão”, afirma o presidente da EMAP,
Ted Lago.
Premiações nacionais e internacionais
Foi
também no ano de 2022 que o Porto do Itaqui recebeu premiações por sua
gestão, expansão de infraestrutura e por possuir o maior número de
certificações ISO entre os portos públicos. Em junto deste ano levou
quatro troféus no Prêmio Portos + Brasil, do Ministério da
Infraestrutura: 1º lugar no Ranking do Índice da Gestão das Autoridades
Portuárias, 1º lugar em Execução de Investimentos Planejados, 1º lugar
em Variação do lucro operacional Ebtida e 2º lugar em Crescimento da
Movimentação de Cargas dos Portos Públicos.
Em
novembro, foi agraciado com o primeiro lugar no Prêmio CIDESPORT de
Porto Público com Maior Número de Certificações ISO, à frente dos portos
de Suape (PE) e São Francisco do Sul (SC). Com certificações que
atestam excelência na gestão da Qualidade (ISO 9001), do Meio Ambiente
(ISO 14001), da Segurança da Informação (ISO 27001) e da Segurança e
Saúde Ocupacional (ISO 45001), o Itaqui é o porto público brasileiro a
possuir o maior número de selos ISO.
Já
em dezembro deste ano, o Porto recebeu uma premiação internacional do
setor. Concedido pela Organização dos Estados Americanos (OEA), o Porto
do Itaqui recebeu o Prêmio de Excelência da Indústria Portuária em 2022,
na categoria Desenvolvimento de Infraestrutura Portuária. “Fruto do
nosso modelo de gestão por resultados, uma governança que trouxe
desenvolvimento econômico e social, além de aumento de arrecadação para o
estado”, afirmou Ted Lago.
Os
investimentos em infraestrutura no Porto do Itaqui somam R$ 2 bilhões,
entre recursos públicos e privados aplicados de janeiro de 2019 até o
momento. Só em 2022, a EMAP investiu mais de R$ 500 milhões em um
conjunto de obras que visam elevar a capacidade de movimentação de
cargas do porto para além de 40 milhões de toneladas/ano até 2025.
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