TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sábado, 31 de dezembro de 2022

Mais de 50 mil empresas foram abertas no Maranhão em 2022


 

Dados da Junta Comercial do Maranhão (Jucema) apontam que o estado registrou 50 mil novos empreendimentos entre janeiro e dezembro de 2022. No mesmo período, foram fechadas cerca de 18 mil empresas. O saldo de novos negócios, no entanto, ficou positivo, em 32 mil em funcionamento no Maranhão. O quantitativo de empresas abertas representou uma leve queda de 4% em relação a 2021. Atualmente, há 391 mil empresas ativas no Maranhão. Os dados constam nas Estatísticas Empresariais disponíveis no site da Jucema, a ferramenta online fornece dados sobre o registro empresarial no estado.

O presidente da Jucema, Sérgio Sombra, comemorou o saldo positivo e disse que os números são robustos ao se considerar o cenário econômico ainda impactado pelos efeitos da pandemia de Covid-19 e as incertezas das eleições presidenciais. O gestor reforçou, também, que os dados refletem a política de desburocratização consolidada pelo Governo do Estado, que permitiram a transformação digital no registro de empresas, promovida por meio da própria Junta Comercial, como a Jucema 100% Digital e o Programa Empresa Fácil, que tornam os procedimentos mais simples e ágeis.

“Os números refletem o trabalho que a gestão estadual executa para fomentar o empreendedorismo e garantir mais dinamismo ao ambiente de negócios. Uma série de ações integram o portfólio do Governo do Estado em prol das empresas maranhenses, em especial das Micro e Pequenas Empresas, que são a grande maioria dos negócios no Maranhão”, comemorou o presidente.

Micro e Pequenas Empresas (MPEs)

Das 50 mil empresas abertas, 48 mil são Micro e Pequenas Empresas, ou seja, os pequenos negócios corresponderam à 96% dos novos negócios. As MPEs também foram responsáveis por 79% das vagas formais no mercado maranhense de trabalho. “São dados que reforçam a importância socioeconômica do segmento e mostram que as Micro e Pequenas Empresas conseguem se reerguer de maneira mais rápida após períodos de crise”, aponta o presidente Sérgio Sombra.

Raio X Empresarial

Os setores de Serviço (22 mil) e Comércio (21 mil) dividiram as formalizações. As cinco atividades mais procuradas pelos empreendedores em 2022 foram lojas de roupas, mercadinhos e mercearias em geral, restaurantes, lanchonetes, comércio, bebidas e salões de beleza. Já no ranking das cidades com maior número de empresas abertas, São Luís está em primeiro lugar, seguida de Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Paço do Lumiar, Balsas e Caxias. Os bairros mais empreendedores da capital maranhenses são Turu, Jardim Renascença, Calhau, Cidade Operária e Cohama.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário