TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Governo do Estado promove treinamento em piscicultura para agricultores de Paço do Lumiar

O Governo do Estado, por meio da Agência Estadual e Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), promoveu, nesta terça (5) e quarta-feira (6), um treinamento em piscicultura para agricultores familiares do município de Paço do Lumiar.

A atividade foi realizada na comunidade Mojó e reuniu cerca de 20 produtores da região, que buscam na cadeia produtiva da piscicultura mais uma alternativa para geração de renda. Os participantes receberam orientações técnicas básicas, que incluíram demonstrações sobre a área, água, preparo dos viveiros, manejo, alimentação, informações a respeito dos cuidados com a higienização e conservação.

O produtor João Batista, proprietário da área utilizada para a realização do evento, foi também o responsável por solicitar o treinamento junto a Agerp e Semapa. “Já cultivo hortaliças e agora pretendo aumentar a renda da minha família e de outros produtores locais. Já construí um tanque, mas, acredito que a orientação técnica é necessária para que a atividade tenha retorno financeiro garantido", disse o produtor. 

Para o assessor de Pesquisa Pesqueira e Aquícola da Agerp, Luís Rocha, que ministrou o treinamento para os agricultores, a ação serviu para promover a troca de conhecimentos e experiências. “Mesmo que tenham iniciado a atividade de forma principiante, percebemos que todos aqui estão bastante confiantes e entendem que criação de peixe é uma importante opção de emprego e renda. Com o direcionamento adequado, evitam gastos desnecessários e adquirem aprimoramento técnico”, enfatizou o assessor técnico.

Parceria

De acordo com a geografa assessora técnica da Agerp, Sheila Lobo, que integra a equipe de capacitação do órgão, após o treinamento a ação terá continuidade com a oferta de cursos mais aprofundados sobre as técnicas de piscicultura.

Os cursos serão desenvolvidos em parceria com a Semapa de São Luís e Paço do Lumiar, como forma de estimular o desenvolvimento da cadeia produtiva da piscicultura e garantir suporte técnico para as famílias rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário