TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Valéria Macedo pede Farmácia de Medicamentos Especializados para o município de Imperatriz

Assessoria de Comunicação 

Através da Indicação 153/16, a deputada estadual Valéria Macedo (PDT) solicita ao Governo do Estado, a descentralização e interiorização da Farmácia de Medicamentos Especializados (FEME) para o município de Imperatriz. 


De acordo com a Indicação, a criação de uma unidade de atendimento da FEME em Imperatriz, é devido a sua localização estratégica, que facilita o acesso da população da Região Tocantina à distribuição de medicamentos especiais, reduzindo gastos com Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e o oferecimento de um serviço do SUS de alta complexidade a nível ambulatorial, descentralizando e agilizando o processo de distribuição de medicamentos para toda aquela localidade.

De acordo com Valéria, é necessária a interiorização desses atendimentos às pessoas residentes longe de São Luís para que possam ser oportunizados os mesmos atendimentos dispensados aos doentes da Capital. 

“Sabe-se que grande quantidade de pessoas necessitadas de remédios que são disponibilizados pela farmácia, o recebem, porém, tendo de se deslocar por mais de 600 km até São Luís. Submetendo pessoas já fragilizadas pelas diversas e graves enfermidades para recebe-los, sem contar as grandes dificuldades financeiras desses pacientes e de suas famílias para esse deslocamento”, disse Valéria. 

Segundo a Indicação, a maioria destes medicamentos é muito onerosa, dificultando a aquisição e deixando no sofrimento imensa parcela da população mais carente que sofre enfermidades severas.
“Assim, a descentralização desse atendimento trará imensos benefícios aos pacientes evitando-se, sobretudo, a descontinuação no tratamento das enfermidades e contribuindo para combater doenças suscetíveis à cura ou diminuindo as consequências danosas daquelas que, mesmo crônica, tem tratamento. Desta forma, a descentralização e interiorização da FEME na Região Tocantina, beneficiará toda a população daquela região proporcionando tratamento de saúde digno e menos dispendioso aos enfermos bem como mais conforto nos momentos mais delicados de suas vidas e, sem dúvida, trará uma melhor qualidade de vida e saúde para os pacientes daquela localidade”, afirmou Valéria Macedo. 

FEME

A Farmácia de Medicamentos Especializado (FEME) é um órgão estadual que atende pessoas portadoras de doenças raras, crônicas ou que necessitam de tratamento especial, cuja representação no Estado Maranhão se localiza apenas na Capital. É através da FEME que são dispensados medicamentos para pessoas em situação grave de saúde, medicamentos estes de alto custo e de difícil acesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário