TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

terça-feira, 26 de abril de 2016

Começa nesta quinta a Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia dos Cocais

A primeira Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnolgia do Maranhão – Agritec, de 2016, vai movimentar o Território dos Cocais, em Codó, em três dias de exposições de produtos da agricultura familiar, palestras, vitrines tecnológicas na área de pesquisa e produção rural, capacitação, emissão de documentos pessoais (RG e CPF), Cadastro Ambiental Rural- CAR, além de shows musicais e apresentação de grupos culturais locais.
 
A abertura oficial do evento será às 9h do dia 28 deste mês no Parque de Exposição Walter Zaidan, bairro São Benedito e se estende até sábado (30). É promovido pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio do Sistema SAF (composto pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), em parceria com Embrapa/Cocais, Sebrae, Prefeitura municipal de Codó e Movimentos Sociais (ACONERUQ, FETAEMA, FETRAF-MA, MIQCB e MST.

A Feira é uma verdadeira vitrine de oportunidades para o homem do campo, pois é um espaço de capacitação e acesso às novas tecnologias, de modo que ele possa melhorar sua produção quantitativa e qualitativamente.

Esta será a quinta edição da Agritec realizada pelo Governo do Estado. Ano passado foram realizadas 4 Feiras da Agricultura Familiar nos municípios de São Bento, Açailândia, Caxias e Bacabal. Este ano, por determinação do governador Flávio Dino, cinco municípios, representando territórios, sediarão a Feira, são eles: Codó (Território Cocais), Grajaú (Pré Território do Médio Sertão), Zé Doca (Território Alto Turi e Gurupi), Viana (Território Campos e Lados) e Chapadinha (Território Baixo Parnaíba).

Para o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, durante a Agritecs os produtores rurais terão a oportunidade de adquirir conhecimento por meio de transferências tecnológicas, comercializar produtos oriundos da agricultura familiar, terão incentivos financeiros e consolidação de contratos com instituições financeiras. “Todo esse trabalho mostra o empenho do governo Flávio Dino em transformar a realidade do Maranhão por meio do conhecimento e da produção para um desenvolvimento cada vez maior do setor”, enfatiza.

Programação Técnica

A Agritec dos Cocais terá uma extensa programação técnica com cursos de capacitação, palestras, oficias e fóruns, todos oferecidos pelo sistema SAF e pelos parceiros que ajudam a realizar a Feira.

Os agricultores familiares poderão conferir os cursos sobre criação de abelhas na agricultura familiar, Extrativismo: gestão de empreendimentos econômicos e solidários, oficinas sobre produção de hortaliças na agricultura familiar, registro das agroindústrias de produtos de origem animal, produção de mudas vegetais, práticas de manejo de ovinos e caprinos, além de palestras sobre mercado institucional como instrumento para o fortalecimento da agricultura familiar e exposições de vitrines tecnológicas e muito mais.

Também serão oferecidos, em stands e unidades móveis, serviços de foco social e econômico, como o Viva Cidadão, da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, ofertando a emissão de documentos pessoais; atendimento ao agricultor na aquisição da certificação de seus produtos, oferecido pela AGED órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), orientações sobre projetos para agricultura familiar, cooperativismo, associativismo, acesso ao crédito, compras institucionais (PNAE e PAA) orientados pelo sistema SAF e atendimento bancário do Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste.
--

Assessoria de Comunicação e Eventos - Ascom 
Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário