TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

domingo, 10 de abril de 2016

Agricultores familiares da COOFAC dão exemplos de produção de alimentos saudáveis e diversificado

Na manhã desta sexta-feira (08), no povoado Nova Terra, no município de Caxias mais de 400 agricultores familiares deram exemplo de produção de alimentos saudáveis e diversificados da agricultura familiar. O terceiro Café na Roça, promovido pela Cooperativa Florescente Agropecuária de Caxias – COOFAC, tem o objetivo de compartilhar conhecimentos na produção de diversas culturas da agricultura familiar. A cooperativa tem 120 agricultores familiares em três distritos do município de Caxias. 

Em sua terceira edição, o evento contou com a presença do diretor do Departamento de Crédito Fundiário do Ministério do Desenvolvimento Agrário- MDA, Francisco das Chagas, que ficou feliz em ver o empenho da Cooperativa. “O evento é uma forma de incentivar outras famílias a diversificar sua produção e trabalhando sempre na produção sustentável. Fico feliz em ver esses exemplos no Maranhão”, enfatizou Chagas.
O presidente da cooperativa, Carlos César, informou que a primeira edição do “Café na Roça” contou com a presença de 60 pessoas, na segunda edição 120 e nesta já são mais de 400 pessoas envolvidas. “Estamos avançando, lutando para nossa produção cresçer. Tem produtor na nossa cooperativa que sustenta toda sua família por meio da agricultura familiar”, exaltou o presidente Carlos César. 

O secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF) disse que o Governo do Estado tem programas de incentivo à agricultura familiar como o PAA- Programa de Aquisição de Alimentos, Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), que ano passado liberou 12 milhões e beneficiou 127 associações de produtores rurais, atendendo cerca de 2.630 mil famílias de 41 municípios. 

“Neste evento onde os agricultores familiares divulgam suas produções saudáveis e diversificada, mostra que o Maranhão tem força. Esses são exemplos que devem ser seguidos. Para dar certo precisamos potencializar forças para gerar desenvolvimento. Aqui temos representantes Estaduais, federais e municipais para prestigiar o trabalho e dialogar com os agricultores para trazer mais qualidade de vida para nossos agricultores familiares”, enfatizou o secretário. 

O coordenador geral da Unidade Técnica Estadual da SAF, Joao Batista Rios, informou que este ano serão investidos meio milhão de reais por meio de convênio para atender projetos de cinco associações de Caxias. 

O secretário municipal de agricultura de Caxias, Manoel Silveira, informou que é interesse do município comprar alimentos dos agricultores familiares por meio do Programa de Aquisição de Alimentos- PAA. Para o município de Caxias são R$ 1,5 milhões do Programa 

Durante o evento os participantes degustaram um diversificado café da manhã com milho, abóbora, melancia, melão, mamão, macaxeira, banana, cuscuz e diversos sucos de frutas produzidas pelos agricultores. 

Além de representantes da SAF, Prefeitura municipal de Caxias, MDA, estavam presentes Diretor de assentamento do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão- ITERMA, Levi Alves e representantes da FETAEMA e UNICAFES. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário