TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Timbiras continua com ações de combate ao trabalho Infantil

A Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS Timbiras através do Departamento de Proteção Social Especial – DPSE, em parceria com a ONG PLAN Internacional por meio do Projeto Trabalhar Não é Brincadeira – TNB e demais políticas públicas setoriais, realizou na manhã de terça feira (07/06) com a participação das crianças dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, panfletagem no centro comercial de Timbiras, terminal rodoviário e mercado Municipal. 

A Coordenadora do evento, Maria José, ressaltou o trabalho que vem sendo feito pelo Município por meio dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, (SCFV) onde mais de quatrocentas crianças são atendidas com atividades que garantem um desenvolvimento saudável. “Agora o nosso objetivo é fazer um trabalho de conscientização para toda a nossa comunidade Timbirense, de que lugar de criança é na escola, e quando estiver em casa tem que ter direito de brincar e receber carinho e atenção da família e não assumindo tarefas de adultos.” Afirmou a Assistente Social. 

Como parte da programação a equipe concedeu uma entrevista numa rádio comunitária, onde a Psicóloga do CREAS, Paloma Suassuna, falou aos Timbirenses que a criança que assume tarefas de adulto pode comprometer o seu desenvolvimento. “A criança que trabalha para sustentar a sua família, a gente observa como uma inversão de papeis, essa criança passa se responsabilizar de atos que são adultos e aderir para si responsabilidade que não competem ao seu nível de intelectualidade, como por exemplo, carregar peso que traz um comprometimento físico, trabalhar traz comprometimento social, fazendo com que a criança passe a ter comportamentos de adultos, além dela pular uma etapa importante da sua vida, e isso é extremamente prejudicial ao seu desenvolvimento.” Ressaltou a psicóloga. 

O Projeto trabalhar não é brincadeira é uma iniciativa da Plan Internacional Brasil com a Fundação Telefônica – Vivo, que tem como principal objetivo reduzir a vulnerabilidade das meninas e dos meninos em relação aos riscos de trabalho infantil nos Municípios de Codó e Timbiras/MA, para isso atua de forma conjunta e articulada com os diversos atores (poder público e sociedade civil) que lutam em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. 

A representante da PLAN, Rosangela de Araújo, explicou que o trabalho infantil é definido como toda forma de trabalho exercida por crianças e adolescentes abaixo dos 16 anos, exceto na condição de aprendiz, que é permitido a partir dos 14 anos. Segundo dados do IBGE, mas de 3,3 milhões de crianças e jovens, entre cinco e 17 anos trabalham no Brasil. Além de terem baixa remuneração, uma em cada quatro crianças deixa a escola, e muitas estão submetidas às formas mais degradantes de trabalho. “Por tanto fiquem atentos não comprem produtos nem contrate serviços de crianças ou adolescentes em situação irregular. Diga não ao trabalho infantil, em casos de suspeita ou confirmação de trabalho de crianças denuncie, ligue para o Conselho Tutelar ou disque 100 de qualquer telefone e faça a sua denúncia.” Disse a representante da PLAN

Fonte: Ascom/Prefeitura de Timbiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário