TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Presidente do TJMA reúne-se com príncipe de Orléans e Bragança

O príncipe foi recebido no Salão Nobre da sede do TJMA (Foto: Ribamar Pinheiro)
Dom João Henrique de Orléans e Bragança esteve reunido na manhã desta quinta-feira (2) com o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Cleones Cunha e desembargadores da Corte.

Durante o encontro, o presidente Cleones Cunha discorreu sobre a história do TJMA – terceira Corte judicial mais antiga do país – criada como Tribunal da Relação pela resolução do Rei Dom João VI de Portugal e instalada em 4 de novembro de 2013.

Na oportunidade, o príncipe João de Orléans e Bragança recebeu das mãos do presidente do TJMA e do desembargador Jorge Rachid a Medalha dos 200 Anos da Corte e livro sobre o Bicentenário do Tribunal. “Tenho certeza que seria um motivo de grande satisfação para D. João VI ver como o Tribunal de Justiça do Maranhão se tornou uma instituição forte e consolidada no nosso Estado”, declarou o descendente da família imperial.

Dom João Henrique falou sobre assuntos relacionados à situação política do país, inclusão social, educação e liberdade de imprensa, defendendo uma reforma política e mudança da máquina administrativa.

“Quem está na vida pública, tem que estar por um ideal, para servir o país sem ter nada em troca. Acredito que cada país precisa ter intimidade da população com o sistema escolhido, e vejo que o ideal para o Brasil atualmente seria o parlamentarismo, com reforma política”, defendeu.

Empresário, escritor e conferencista, D. João Henrique de Orleans e Bragança está em São Luís (MA) para participar do Seminário “Crise da Representação Política”, onde ministrará palestra com o tema “Clamor social e resposta governamental: os protestos de 2013/2016”.

Biografia – João Henrique de Orléans e Bragança, príncipe de Orléans e Bragança, é o filho primogênito do príncipe João Maria de Orléans e Bragança e da egípcia Fátima Scherifa Chirine. Pertencente ao ramo de Petrópolis da família imperial brasileira, D. João Henrique é neto de D. Pedro de Alcântara de Orléans e Bragança, príncipe do Grão-Pará e príncipe de Orléans e Bragança, que, em 30 de outubro de 1908, abdicou dos seus direitos, por si e por sua futura descendência, à linha de sucessão ao trono brasileiro.

D. João Henrique é bisneto da última princesa imperial do Brasil de facto, D. Isabel de Bragança, e do príncipe imperial consorte do Brasil, D. Gastão de Orléans, conde d'Eu, sendo trineto do último imperador do Brasil, Dom Pedro II, e tetraneto do imperador Dom Pedro I.

Danielle Limeira
Assessoria de Comunicação do TJMA
(98) 3198.4370

Nenhum comentário:

Postar um comentário