TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

terça-feira, 3 de maio de 2016

Vários Seminários, Palestras e Cursos foram realizados durante a Agritec do Território Cocais


A primeira Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnolgia do Maranhão (Agritec) de 2016 movimentou o Território dos Cocais, em Codó, durante três dias de exposições de produtos da agricultura familiar, palestras, vitrines tecnológicas na área de pesquisa e produção rural, capacitação, emissão de documentos pessoais (RG e CPF), Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de shows musicais e apresentação de grupos culturais locais.

Para o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, durante a Agritec os produtores rurais tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento por meio de transferências tecnológicas, comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar, incentivos financeiros e consolidação de contratos com instituições financeiras.
“O sucesso da Agritec mostrou o comprometimento do governador Flávio Dino em transformar a realidade do Maranhão por meio do conhecimento e da produção para um aumento cada vez maior do setor”, enfatizou.

Capacitação dos agricultores familiares

A Agritec dos Cocais contou com uma extensa programação técnica com cursos de capacitação, palestras e seminários, todos oferecidos pelo sistema SAF e pelos parceiros que ajudam a realizar a Feira.

Os agricultores familiares participaram de cursos sobre criação de abelhas na agricultura familiar, extrativismo com gestão de empreendimentos econômicos e solidários, oficinas sobre produção de hortaliças na agricultura familiar, registro das agroindústrias de produtos de origem animal, produção de mudas vegetais, práticas de manejo de ovinos e caprinos, além de palestras sobre mercado institucional como instrumento para o fortalecimento da agricultura familiar e exposições de vitrines tecnológicas.

“Realizar uma feira desse porte requer uma estrutura operacional de qualidade, comprometimento e beleza, o governador Flávio Dino conseguiu agregar esses elementos na realização da Agritec. Os agricultores familiares agora estão muito mais capacitados e preparados para desenvolver suas atividades no campo”, destacou o vereador Pedro Belo.

A Agritec do Território Cocais foi realizada por meio do Sistema SAF (composto pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), em parceria com a Embrapa/Cocais, Sebrae, Prefeitura Municipal de Codó e Movimentos Sociais como Aconeruq, Fetaema, Fetraf-MA, MIQCB e MST).

ASCOM / Por Marco Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário