TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Governo do Estado realiza primeira feira das Famílias do MAIS IDH

Agricultores familiares do mais IDH receberam estrutura adequada para comercialização do excedente da produção

“Eu vendia meus produtos em cima de caixas e plásticos. Como os legumes machucavam muito, ficava difícil a comercialização, então tinha muitos prejuízos. Com as barracas os clientes compram mais porque os produtos estão limpos e bem arrumados”, declarou Iraneide de Araújo, de 33 anos. Ela contou que sustenta seus três filhos e seu marido, que está doente, só com a venda dos frangos e hortaliças.

Ana Paula do Assentamento Estadual 28 de Agosto, levou para a feira 10 frangos e vendeu todos. “Hoje vou pra casa com R$ 250, 00 reais. Estou muito feliz porque é a primeira vez que estou vendendo e só numa manhã consegui mais de R$ 200 reais que vai ajudar nas despesas de casa. Eu não vou parar por aqui, vou investir na compra de mais frangos porque agora tenho estrutura e local garantido para vender, pontuou.


 Essas duas mulheres são agricultoras familiares do município de Governador Newton Bello, que é atendido pelo Plano Mais IDH. Agora as 100 famílias do município que estão inscritas no Programa, vão comercializar o excedente da produção em estrutura adequada e com higiene. O governo do Estado, por meio do Sistema SAF (composto pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar- SAF, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Ruaral – AGERP e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão - ITERMA), entregou 10 kit feira para as famílias do município de Governador Newton Bello e realizou na manhã desta terça-feira (13) a primeira feira das famílias que são atendidas pelo Plano Mais IDH.

“Com assistência técnica permanente e contínua dos técnicos da Agerp, os agricultores antes absolutamente esquecidos começaram a transformar sua vida. Receberam fomento, produziram e agora estão comercializando sua produção, nas feiras promovidas pelo Sistema SAF. Quem planta, colhe e vende gerando renda e dignidade. É essa transformação que estamos realizando na agricultura familiar do Estado do Maranhão, enfatizou Adelmo Soares, secretário da SAF.

O kit feira é composto por barracas, balanças, jalecos, caixa de isopor, gaiola plástica para aves e treinamento de comercialização e higiene.


“Nós trabalhamos com foco no desenvolvimento rural. Aqui na regional prestamos assistência técnica e extensão rural com o intuito de aumentar a produção e o excedente comercializar. Hoje tivemos 42 famílias da zona rural de Governador Newton Bello, comercializando e venderam todos os seus produtos (hortaliças, peixes, aves). Fico muito feliz com esse resultado porque além de ajudar a produzir estamos possibilitando a comercialização da produção”, concluiu o Gestor Regional da Agerp de Zé Doca, José Raimundo Mendonça.

Nesta quinta–feira (15) os agricultores de Santa Filomena serão os próximos beneficiados que irão comercializar sua produção com estruturas novas e adequadas.

Estavam presentes na primeira comercialização a superintendente de comercialização da SAF, Marilene Bandeira, a coordenadora do Mais IDH do Sistema SAF, Anailde Everton, prefeito de Governador Newton Bello, Francisco Assis Filho (Barrozinho), Gestor Regional da Agerp, José Raimundo Mendonça, secretário municipal de agricultura de Governador Newton Bello, Iranildo Silva, coordenador de Feiras e Acesso a Mercados da SAF, Eurípedes Serra.

--

Assessoria de Comunicação - SAF

Nenhum comentário:

Postar um comentário