MERCEARIA SILVA

MERCEARIA SILVA
ECONOMIZANDO COM VOCÊ

OIFEODONTO 1 ANO

OIFEODONTO 1 ANO
LOJAS TROPICAL - MANIA DE PREÇOS BAIXOS

quarta-feira, 1 de junho de 2016

VEM AI NESTA SEXTA-FEIRA DIA (03) EM TIMBIRAS, UM EVENTO SOBRE DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE


Em homenagem antecipada ao Dia Mundial do Meio Ambiente, acontecerá, no dia 03/06/2016 (sexta-feira), na APEMT, às 19h30min, o debate “Meio Ambiente, Justiça e Direitos Humanos”, com a participação do professor Edézio Machado (Biólogo), Orleans Silva (Biólogo) e Leonardo Coelho (Advogado), exibição das curtas A Invasão dos Zumbolhas (7 min) e Man – A jornada do homem na Terra (3 min). No evento também será divulgado os vencedores do Concurso de Redação “Proteção Ambiental: soluções para minha cidade”, finalizando com a belíssima apresentação de Capoeira e Roda de Samba com o Grupo de Capoeira Muzenza de Timbiras com o graduado Sérgio (Sidnelson) (Supervisão: professor Raposa).

Veja abaixo as normas do Concurso de Redação:

1 – Poderão participar alunos regularmente matriculados nos 8o e 9o ano, bem como no Ensino Médio das escolas de Timbiras-MA;

2 – O interessado deverá entregar até dia 03/06/2016, às 12h, na direção da respectiva escola, a redação escrita na forma dissertativa, com linguagem culta, com no máximo 30 linhas, discorrendo sobre o seguinte tema: “Proteção Ambiental: soluções para minha cidade”.

A premiação consistirá em: 1º Lugar - Um troféu + uma caixa de chocolate; 2o Lugar – Uma medalha + uma caixa de chocolate; 3o Lugar – uma caixa de chocolate; Além disso, as redações serão avaliadas para posterior publicação em livro.

O que é o Dia Mundial do Meio Ambiente?

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

A partir de então ocorreu uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. Apesar do grande avanço que a Conferência representou, não podemos afirmar, no entanto, que todos os problemas foram resolvidos a partir daí.

Atualmente existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.
Tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos tanto pelos governantes quanto pela população para que os impactos sejam diminuídos. Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência.

Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva, o consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, o desperdício de água e esgotamento do solo. Esses problemas e outros poderiam ser evitados se os governantes e a população se conscientizassem da importância do uso correto e moderado dos nossos recursos naturais.

Em razão da importância da conscientização e da dimensão do impacto gerado pelo homem, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendário mundial. Entretanto, não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia, é necessário que sejam feitas campanhas de grande impacto que mostrem a necessidade de mudanças imediatas nos nossos hábitos de vida diários.

Apesar de muitos acreditarem que a mudança deve acontecer em escala mundial e que apenas uma pessoa não consegue mudar o mundo, é fundamental que cada um faça a sua parte e que toda a sociedade reivindique o cumprimento das leis ambientais. Todos devemos assumir uma postura de responsabilidade ambiental, pois só assim conseguiremos mudar o quadro atual. (Fonte: BrasilEscola)

Por Orleans Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pages