TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

terça-feira, 5 de abril de 2016

Governo e Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola dialogam sobre início de ações no Maranhão

Doze integrantes do Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola (Fida) estão em solo maranhense e estiveram, durante toda a segunda-feira (04), reunidos com o Sistema SAF (composto pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar- SAF, Agencia Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural – Agerp e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão- Iterma) para iniciar o processo de avaliação das operações apoiadas pelo organismo no Estado. Na ocasião, a equipe do Fundo também participou de encontro com o governador Flávio Dino.

A comitiva da SAF e do Fida estarão em missão no Maranhão nos dias 4 a 20 de Abril, e irão visitar diversos povoados, assentamentos e comunidades que desenvolvem atividades da agricultura familiar em 29 municípios do Estado.

O Fundo é uma instituição financeira internacional no âmbito das Nações Unidas criado em 1977 para desenvolver programas de combate à pobreza rural, vem ao Estado com o objetivo de mudar e transformar a realidade de agricultores familiares no Maranhão, por meio da implantação do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável dos Territórios do Baixo Parnaíba, Cocais, Campos e Lagos, Lençóis Maranhenses, Médio Mearim e Vale do Itapecuru.

Combater a fome, fortalecer a segurança alimentar nas comunidades rurais, gerando emprego e renda nos municípios maranhenses foram alguns dos temas apresentados pelos representantes do Fundo Internacional ao Governo do Estado em reunião com o governador Flávio Dino.

“Temos muita confiança nos trabalhos que o Fida realizará no Maranhão e, com a parceria firmada entre Governo do Estado e o Fida esperamos transformar a vida do homem do campo devolvendo qualidade de vida e dignidade”, explicou o governador.

Para o gerente de Programas para o Brasil do Fida, Paolo Silveri, “o motivo principal do Fundo investir no Maranhão foi a forte determinação e intenção do governador Flávio Dino de reduzir a pobreza rural. Essa também é uma das prioridades do Fida para erradicar a pobre rural, com investimento produtivo e social. Por isso decidimos ter essa operação de desenvolvimento como primeira estratégia do Fundo no Maranhão que começa este ano e vai até 2021”, disse.

Após as visitas, o Fida irá elaborar um diagnóstico da situação de cada município com a finalidade de identificar quais as potencialidades de cada um. A avaliação é estratégica para verificar a atuação da agência e elaborar suas estratégias nos próximos anos.

“Este é um momento histórico e especial para todos nós. Graças à troca de experiências com outros estados, hoje presenciamos mais um dia importante, em que damos mais um passo para o desenvolvimento do nosso estado”, disse o secretário estadual de Agricultura Familiar, Adelmo Soares.

--
Assessoria de Comunicação e Eventos - Ascom 
Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF)
Contato: (98) 3214 1769

Nenhum comentário:

Postar um comentário