TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Coordenação do programa mais educação se reúne para tratar sobre o ano letivo de 2014



O Programa Mais Educação, é uma iniciativa dos Governos Federal, Estadual e Municipal, orientando a jornada escolar dos alunos para (07) sete horas diárias e a permanência do  aluno no contra turno.


O objetivo dos governos para com o programa nos municípios, é diminuir as desigualdades educacionais. Sabemos que o IDEBE das escolas do nosso município são baixo, e através das atividades do programa, podemos alcançar melhores notas.

Os alunos participantes do programa são aqueles em situação de vulnerabilidade social, pois Timbiras conta com um quadro de monitores capacitados divididos nas escolas da zona rural e urbana. “ O monitor Vando Sergio, nos contou que este programa já esta em Timbiras desde 2008, mais ele mesmo trabalha desde o ano passado e atua no bairro são Sebastião na escola Manoel Burgos da Cruz, aonde ministra as aulas para os alunos daquela região”, concluiu Vando.

As atividades tiveram início em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios nos 26 estados e no Distrito Federal, atendendo 386 mil estudantes. Em 2009, houve a ampliação para 5 mil escolas, 126 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal com o atendimento a 1,5 milhão de estudantes, inscritos pelas escolas e suas respectivas redes de ensino. Em 2010, o Programa foi implementado em 389 municípios, atendendo cerca de 10 mil escolas e beneficiando 2,3 milhões de alunos a partir dos seguintes critérios: escolas contempladas com PDDE/Integral no ano de 2008 e 2009; escolas com baixo IDEB e/ou localizadas em zonas de vulnerabilidade social; escolas situadas nas capitais e nas cidades das nove regiões metropolitanas, bem como naquelas com mais de 90 mil habitantes.

Em 2011, aderiram ao Programa Mais Educação 14.995 escolas com 3.067.644 estudantes a partir dos seguintes critérios: escolas estaduais ou municipais de baixo IDEB que foram contempladas com o PDE/Escola 2009; escolas localizadas em territórios de vulnerabilidade social e escolas situadas em cidades com população igual ou superior a 18.844 habitantes.

O processo de adesão, desde 2009, acontece por meio de formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC).

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, aquisição dos kits de materiais, contratação de pequenos serviços e obtenção de materiais de consumo e permanentes. De acordo com as atividades escolhidas, as escolas beneficiárias também podem receber conjuntos de instrumentos para banda fanfarra, hip hop e rádio escolar, dentre outros, conforme Manual PDDE – Educação Integral.

Compreende-se que a educação integral em jornada ampliada no Brasil é uma política pública em construção e um grande desafio para gestores educacionais, professores e comunidades que, ao mesmo tempo, amplia o direito à educação básica e colabora para reinventar a escola.


Estiveram na palestra O coordenador geral do programa, “Evandro da Silva Lima”, a secretaria Elisangela, e os nutricionistas Deborah Neres e Hélio Araújo.

Veja abaixo no vídeo a entrevista com o coordenador municipal do programa mais educação – Evandro da Silva Lima:





Um comentário:

  1. Se sua escola está inscrita no Programa Escola Integral/Mais Educação nós podemos lhe ajudar.
    Exemplos das oficinas que podemos atender:
    Ciências
    História e Geografia
    Letramento/Alfabetização
    Matemática
    Recreação e Lazer/Brinquedoteca
    Orientação de Estudos e Leitura
    Fotografia
    Campos do Conhecimento
    Canto Coral
    Capoeira
    Danças
    Futebol
    Futsal
    Handebol
    Rádio Escolar
    Teatro
    Voleibol
    Xadrez Tradicional
    Para mais materiais visite o site www.ludicodistribuidora.com.br

    Ludico distribuidora LTDA
    CNPJ: 10.291.595/0001-35 - I.E. 90457799-52
    END: RUA ABEL BATISTA DE FREITAS, 218 - CEP: 85903-421 - BAIRRO: COOPAGRO - CIDADE: TOLEDO - PR
    TELEFONES: 045 3054 7480 - 045 9978 7531 - EMAIL: vendas@ludicodistribuidora.com.br

    KYPE: vendas.ludicodistribuidora - SITE: www.ludicodistribuidora.com.br

    Nosso lema; Se não puder chegar na hora, chegue antes

    ResponderExcluir