TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

domingo, 18 de maio de 2014

Site imirante.com mostra Alunos da zona rural de Timbiras que são transportados em "paus de arara"

TIMBIRAS - A precariedade no sistema de transporte escolar na zona rural de Timbiras tem chamado atenção pela forma como os alunos da rede municipal de ensino têm sido transportados. Os estudantes da zona rural estão sendo transportados para a escola em paus de arara. Eles enfrentam, diariamente, o perigo e a falta de segurança para chegarem à escola.

Leia também






Mesmo após a morte de oito estudantes em Bacuri, que estavam sendo transportados em veículo irregular, as condições do transporte escolar no interior do Maranhão ainda são precárias.

“Pau de arara” flagrado pela equipe do Imirante.com na cidade de Bacuri, onde aconteceu a tragédia que resultou na morte de oito estudantes. Foto: Liliane Cutrim/Imirante.com.
 
O pau de arara é proibido para estudantes, mas para os da zona rural não há alternativa. Só na região de Timbiras estima-se que para atender à demanda de alunos circulem cerca de 20 caminhões paus de arara fazendo este tipo de transporte.

"Eu me seguro firme no banco", diz a estudante Francisca Késsia Lima, de apenas nove anos, que explica como viaja até a escola. Muitas vezes, os alunos chegam aos caminhões para serem levados para a escola e não há mais bancos disponíveis. Por falta de opção, os estudantes enfrentam o perigo de se locomover em pé.

Por causa dos buracos na estrada, o perigo de cair fora da proteção de madeira do caminhão, aumenta. "Uma menina deslocou o braço, uma vez. Quando ela estava descendo, acabou caindo", conta o estudante Francisco Carvalho.

Quando chove, quem usa o pau de arara como transporte só chega à escola molhado. Manter-se na escola, nestas condições, é muito mais difícil.

"Eu gostaria de ter um transporte melhor. No inverno, é a lama que incomoda e, no verão, a poeira é solta. Seria bom um ônibus, para a gente ter mais segurança", sonha o estudante Raimundo da Silva.

Justificativa

A Secretaria de Educação de Timbiras informou que existem quatro micro-ônibus novos fazendo o transporte escolar no município, mas admitiu que o número é insuficiente.

Segundo a Secretaria de Educação, o prefeito do município, Fabrício Araújo (PRB), está tentando, no Ministério da Educação, obter mais veículos com a intenção de eliminar o transporte de alunos feito por caminhões pau de arara.

Fonte: imirante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário