TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sábado, 31 de maio de 2014

Dia Mundial Sem Fumo alerta para os malefícios do cigarro



Foto: Marcello Casal Jr

IMPERATRIZ – Parar de fumar é um grande exemplo para amigos e familiares. O Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado neste 31 de maio, é uma data que incentiva esta decisão. A iniciativa é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que busca alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

O cigarro é um produto extremamente nocivo à saúde. A principal causa de morte por câncer entre os homens brasileiros, por exemplo, está ligada ao fumo. Segundo o Instituto de Câncer (INCA), os fumantes, comparados aos não fumantes, apresentam risco dez vezes maior de adoecer de câncer de pulmão.

A nicotina é encontrada em todos os derivados do tabaco, charuto, cigarro, cigarro de palha, fumo-de-rolo, entre outros. De acordo com o médico radioterapeuta Rikardo Nakamura, a nicotina é perigosa por sugerir a sensação de prazer. “Com o frequente consumo, o fumante vai ingerir uma quantidade excessiva da substância para se satisfazer. Aí vem a dependência”, afirma.

De acordo com Ricardo, outras doenças também estão relacionadas ao tabagismo, como: hipertensão arterial, aneurismas arteriais, infecções respiratórias, osteoporose, catarata, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, além das complicações na gravidez. “Parar de fumar minimiza as ameaças em desenvolver tais doenças”, completa.

Fumante passivo

Dados da OMS mostram que o tabagismo passivo é a terceira causa de morte evitável no mundo. O ar poluído pela ponta do fumo queimado contém 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que passa pelo filtro do cigarro e entra pela boca do fumante.

“Se você quer parar de fumar, saiba que é possível”, incentiva o médico. A probabilidade de ter um ataque cardíaco também diminui. O paladar e o olfato retomam os níveis normais. A capacidade pulmonar melhora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário